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14 DE NOVEMBRO DE 2019. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ e Apex-Brasil apresentam balanço e definem estratégias para Brazilian Cattle

ABCZ e Apex-Brasil apresentam balanço e definem estratégias para Brazilian Cattle

Por Mário Sérgio Santos

 

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Apex-Brasil, parceiras no desenvolvimento do Brazilian Cattle, realizaram ao longo desta quarta-feira (13) uma série de reuniões para apresentar um balanço da edição 2017-2019 do projeto, e definir as próximas estratégias do projeto para o biênio 2020-2022.

“Esse projeto já existe há 16 anos, sendo que a cada biênio o convênio para a execução dele é renovado. Esse é um encontro extremamente estratégico, pois é o momento de fazermos um fechamento dos últimos dois anos, analisando as atividades que foram desenvolvidas, os sucessos e entraves que tivemos e, a partir desse levantamento, construirmos as propostas para o próximo período”, explica Ana Cláudia Mendes Souza, diretora de Relações Internacionais da ABCZ.

A gerente de Relações Internacionais, Icce Garbelini, complementa explicando que o encontro foi dividido em três momentos importantes. “Pela manhã os resultados foram apresentados aos representantes das empresas associadas ao Brazilian Cattle. Já no período da tarde nossa reunião foi com os criadores. E, entre essas duas reuniões, nós ainda tivemos a apresentação do novo planejamento estratégico, que foi desenvolvido pela Scot Consultoria, e que vai embasar os nossos próximos dois anos de projeto”, diz.

Para Vinícius Estrela, representante da Apex-Brasil para a região Sudeste, e que acompanhou de perto a execução do projeto nos últimos anos, o destaque do balanço apresentado hoje é a transformação do mercado internacional. “Basicamente o que percebemos nesse ciclo de dois anos foi uma maior diversificação nos mercados em que nós exportamos o pacote tecnológico que o projeto oferece. Mas também vimos alguns países que foram importantes importadores de produtos brasileiros deixando essa posição, como, por exemplo, a Turquia. Além do aparecimento de novas possibilidades como, por exemplo, o sudeste asiático”, diz ele.

Para o novo coordenador de Agronegócios da Apex-Brasil, Emerson Raiol, que acompanhará o próximo biênio do Brazilian Cattle, a previsão é de que essa dinamicidade do mercado internacional continue. “Até porque o mundo vai mudando, novos mercados vão se abrindo e alguns tradicionais vão perdendo expressão. O que vamos fazer é dar continuidade a expansão desse projeto, trazendo, não somente, novas empresas, mas buscando proporcionar à aquelas que já fazem parte, conseguir ser mais atuantes no mercado internacional”, destaca.



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