PNAT atinge a marca de 100 mil doses distribuídas
Inicia nesta semana a quarta fase do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), edição 2019, que consiste na distribuição gratuita do material genético dos touros classificados durante a ExpoGenética. Estão com material genético disponível animais das raças Brahman (2), Nelore (13), Nelore Mocho (2), Sindi (2) e Tabapuã (3).
De acordo com o regulamento do programa, os touros têm prazo até fevereiro para congelar e as entregas de material genético devem ser feitas até o final de abril. A expectativa é que sejam distribuídas gratuitamente mais de 14 mil doses aos rebanhos colaboradores participantes do PMGZ. “Devido ao Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA) acreditamos que vamos ter um alto percentual de congelamento de sêmen e que esta distribuição ultrapasse 14 mil doses neste ano, ultrapassando as 100 mil doses distribuídas nos dez anos do Programa. Este número é bem significativo e demonstra o grande impacto que o PNAT promove no melhoramento genético das raças zebuínas”, afirma Valdecir Marin, diretor Técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ destaca que esse crescimento só é possível devido à confiança do criador na genética dos touros jovens selecionados pelo PNAT. “Os proprietários dos touros classificados são grandes apoiadores do programa. O regulamento prevê a doação de 600 doses e temos vários touros que já ultrapassaram a demanda de 900 doses e ao solicitarmos as doses adicionais somos prontamente atendidos. Pelo lado dos rebanhos colaboradores, mais de 2.200 associados já fizeram comunicações de cobertura na ABCZ”, diz.
Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, considera que “o PNAT é um programa estratégico na medida em que identifica touros jovens promissores e os submetem à um sistema tecnicamente consistente para que sejam avaliados e classificados. Os resultado obtidos em todas as suas 10 edições, com mais de 50 mil progênies avaliadas, confirmam a efetividade do programa já que 90% de todos os touros testados se confirmaram geneticamente superiores. Além disso, é uma forma correta de contribuir para a manutenção da variabilidade genética das raças zebuínas, o combustível do melhoramento genético’, conclui.
Importante lembrar que a relação dos touros candidatos ao PNAT 2020 já está disponível no site da ABCZ através do link e no Sistema de Avaliação Genética do PMGZ, por meio da Página de Comunicações Eletrônicas.