Português
01 DE NOVEMBRO DE 2019. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ renova convênio para execução do Pró-Genética na Paraíba

ABCZ renova convênio para execução do Pró-Genética na Paraíba

Por Faeza Rezende

 

Pesquisadores da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) estiveram essa semana na sede da ABCZ em Uberaba (MG) para assinatura de convênio para realização do Pró-Genética no estado da Paraíba. O acordo firmado com a ABCZ pretende reativar as feiras e aumentar a realização de leilões através do projeto, proporcionando o avanço da pecuária local.

“A gente tem observado em nossas pesquisas que, com esse melhoramento genético, o avanço e o ganho financeiro para o pecuarista são muito grandes. Mas pequenos e médios produtores têm dificuldade de ter acesso ao touro PO pelo valor. Com o Pró-Genética, essa dificuldade acaba. Eles vão poder ter uma genética superior, o melhoramento de seus rebanhos e, com isso, uma maior lucratividade”, comemora o pesquisador da Empaer, Ricardo Miranda Leite.

O pesquisador da Empaer, Rômulo Pontes de Freitas reforça sobre as expectativas com o projeto. “Sem o Pró-Genética, seria muito difícil o acesso do pequeno ao touro PO. E agora estamos animados porque sabemos que conseguiremos melhorar o rebanho da Paraíba”, afirma.

O contratado foi assinado pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e pelo diretor responsável pelo programa, Rivaldo Machado Borges Júnior. Com o acordo na Paraíba, o Pró-Genética já se concretiza em 23 estados da federação.

“É uma satisfação muito grande ver o Pró-Genética avançar em um estado que sabemos, além de ter muitos pequenos e médios produtores, enfrenta problemas com a estiagem. O touro PO ajuda a melhorar o rebanho, aumenta os rendimentos para o produtor de carne e de leite, e diminui o êxodo rural. E é muito bom começar essa nova fase do Pró-Genética na Paraíba com o apoio dos extensionistas, porque são eles que têm contato no dia-dia com o homem do campo e são responsáveis pelo sucesso do programa”, destaca Rivaldo.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar