Português
04 DE OUTUBRO DE 2019. POR FAEZA REZENDE

AgroMaratá adere ao PMGZ Comercial e avaliará 5 mil animais na próxima safra

AgroMaratá adere ao PMGZ Comercial e avaliará 5 mil animais na próxima safra

Esta semana, o gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, este na fazenda Nelore, do Agro-Maratá em Bela Vista do Maranhão (MA). Durante a oportunidade, foi assinado acordo para a entrada efetiva da seleção, que já faz uso das avaliações do PMGZ, na versão Comercial do Programa.  
“O melhoramento genético não tem fronteiras nem barreiras e o grupo Maratá percebe que a mesma evolução genética que obteve com o rebanho PO deve-se expandir a partir de agora no rebanho nelore cara limpa” destaca Abreu, detalhando que a visita teve como objetivo consolidar a parceria do grupo Agro-Maratá no PMGZ Comercial onde iniciará nesta estação de monta com 5.000 fêmeas inseridas no programa. A visita de Ricardo à fazenda foi acompanhada do técnico de campo da ABCZ, Rogério Pires, que iniciará já nos próximos dias a avaliação desses animais que serão inscritos no programa.
Vale destacar que, lançado no dia 17 de julho do ano passado, o PMGZ Comercial tem características diferentes da modalidade tradicional do programa que é voltado para gado registrado em seleções para o melhoramento genético. Na categoria comercial, o objetivo é atender os rebanhos produtores de carne e leite, com ferramentas que permitam o criador aumentar a produtividade e, consequentemente, o lucro. Para as propriedades participantes é disponibilizado um software, por meio do Produz, que possibilita ao criador acesso a um conjunto ferramental específico para o programa. 

Visita à Agro-Maratá. Durante a visita de Ricardo Abreu e Rogério Pires,  também foram apresentados os animais da safra 2017 destaques nas avaliações genéticas do PMGZ, as quais a fazenda utiliza para fazer seleção e ação comercial através do shopping Agro Maratá. No dia 05 de outubro, ocorrerá o Shopping Agro Maratá com a disponibilidade de animais deca 1 avaliados no PMGZ cerca de 250 touros e 50 novilhas todos Deca 1 de Índice ABCZ.
 “Com mais de 3.400 matrizes ativas no PMGZ observarmos uma evolução significativa no rebanho como por exemplo a média de deca 2,1 no índice ABCZ de todos os animais. É nítido que o grupo utiliza as informações genéticas para a devida seleção do rebanho” ressalta Ricardo Abreu.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar