Técnicos da EMPAER passam por capacitação para implantação do Pró-Genética no MT
Na última sexta-feira (27), a ABCZ iniciou uma série de treinamentos para os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer). A capacitação visa preparar a equipe que vai trabalhar na promoção dos eventos do Pró-Genética no Mato Grosso.
“Foi excelente essa primeira etapa. Principalmente, porque pudemos ver o interesse dos técnicos em fazer parte desse grande programa que é o Pró-Genética. Realmente, eles viram a importância dessa ferramenta para transformação das pequenas propriedades de pecuária, através do Zebu”, destacou o técnico da ABCZ, André Luís Lourenço Borges, que coordenou o treinamento ao lado do também técnico da Associação, Fábio Ferreira.
Para preparação do time que trabalhará pelo Pró-Genética em Mato Grosso, foi estabelecido um cronograma de treinamentos regionais. Desta primeira capacitação, participaram os profissionais que atuam na região da capital Cuiabá. “Nós, técnicos da Emaper, que estamos diretamente trabalhando com extensão rural, com agricultura familiar, víamos a ABCZ como uma entidade distante desse grupo. Estamos muito felizes e animados com esse projeto que já é sucesso em outros estados. É muito bom ver a Associação preocupada com os pequenos produtores. Foi muito válido o treinamento, com uma linguagem simples e clara”, comemorou o técnico da Emaper Vico Capistrano de Alencar.
Entre os participantes, 20 técnicos da Empaer, além de representantes da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, da Prefeitura de Cuiabá, Sindicato de Produtores Rurais de Cuiabá e Famato. A previsão é que outros três cursos sejam realizados nos próximos meses em regiões diferentes.
“É muito importante termos essas parcerias para ajudar a fortalecer o produtor. Quando ouvíamos falar em ABCZ e Zebu, pensávamos que era só para os grandes. Mas percebemos que, através do Pró-Genética, o pequeno produtor também pode ter acesso à tecnologia e melhorar. Então, a Emater está de mãos dadas com a ABCZ para ajudar no fortalecimento de nossa pecuária”, afirma Dra. Selma Rodrigues de Morais, Diretora Técnica da EMPAER.
Vale lembrar que em agosto, marcando oficialmente a chegada das feiras do Pró-Genética em Mato Grosso, foi assinado um Termo de Cooperação técnica entre ABCZ, SEAF (Secretaria Estadual de Agricultura Familiar), EMPAER (Empresa Mato-grossense de Assistência e Extensão Rural), FAMATO (Federação Mato-grossense de Agricultura e Pecuária), INDEA/MT (e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso – MT).