ABCZ recebe comitiva de embaixadores e ministros de países africanos
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu na manhã desta quarta-feira (18) uma comitiva formada por embaixadores e ministros de 14 países africanos. O grupo foi recebido pelo presidente da entidade, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o superintendente Geral, Jairo Machado Borges Furtado, e membros da equipe técnica da Associação. Na ocasião, os diplomatas conheceram um pouco mais do trabalho desenvolvido pela entidade, com ênfase no Brazilian Cattle, projeto internacional da ABCZ com a Apex-Brasil, e nas iniciativas de democratização da pecuária zebuína melhoradora.
“A ABCZ, cada vez mais, tem se firmado com uma das maiores referências internacionais em melhoramento genético da pecuária, e visitas como essa são reflexo disso. Ficamos extremamente satisfeitos com esse interesse, e com a certeza de que estamos desenvolvendo um importante trabalho”, destaca Arnaldo Manuel.
O grupo, formado por autoridades de países como Angola, Botswana, Costa do Marfim, Malawi, Namíbia, Quênia, Senegal, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue, estava acompanhado por membros do Instituto Daniel Franco, ligado as Organizações Mário Franco. O presidente da entidade explica que a visita faz parte de um projeto de internacionalização do ensino para o agronegócio, desenvolvido com foco em países africanos e asiáticos. “O objetivo do nosso instituto é justamente criar um elo entre esses países e os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Educação, no Brasil, promovendo um intercâmbio educacional e, claro, a abertura de novos mercados. Tudo isso, voltado, exclusivamente, para o agronegócio. Nesse contexto, a ABCZ é muito importante”, diz Daniel Franco.
Durante o encontro, o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Malawi, Brian Bowler, destacou a importância da visita a sede da Associação e das relações com o Brasil. “Juntos podemos fazer uma grande diferença na segurança alimentar dos nossos países e no futuro das próximas gerações. Já fui embaixador em outros lugares, mas a cooperação internacional com o Brasil é diferente. Esse país é muito rico em vários sentidos, e se você vem aqui para aprender será muito bem sucedido. Estou ansioso para participar de ainda mais atividades em parceria com vocês, para alcançarmos esse sucesso que o Brasil já tem”, diz ele.
Ainda durante a passagem pela ABCZ, a comitiva esteve no Museu do Zebu, onde conheceu um pouco mais sobre a história do Zebu no Brasil. A agenda do grupo na região segue com visitas a propriedades rurais e instituições de ensino superior, além da nova Fazenda Escola Mário Franco.