Português
13 DE SETEMBRO DE 2019. POR FAEZA REZENDE

Com participação da ABCZ, Conselho do Agro discute propostas para reforma tributária

Com participação da ABCZ, Conselho do Agro discute propostas para reforma tributária

O diretor da ABCZ, Gil Pereira, representou a entidade na reunião mensal do Conselho do Agro, realizada nesta quinta-feira (12), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF). Em pauta, as propostas de reforma tributária que tramitam no Congresso Nacional.

“Demonstrei minha preocupação - e todos os colegas concordaram – sobre qualquer possibilidade de aumento de carga tributária. A agricultura e a pecuária têm batido recordes de produção e exportação e é natural que as lideranças políticas vejam nosso setor como a solução para a economia com a definição de mais tributos. Mas essa ação só vai criar um problema ainda maior”, defende Gil Pereira, comentando que hoje o agronegócio brasileiro só é forte e competitivo porque muito investiu-se em tecnologias de ponta para aumentar a produtividade. “Diferente da indústria brasileira que está sucateada, os investimentos foram grandes na modernização do campo. Hoje, sob nossa produção, já incidem tributos na ordem de 26%. Se essa porcentagem aumentar, nosso produto encarece e perdemos competitividade no mercado, principalmente no mercado externo”, acrescenta.  

Para embasar os debates durante a reunião, foram apresentadas as propostas em tramitação e os impactos para o setor agrícola e pecuário. “Temos hoje um emaranhado de normas em todos os níveis – municipal, estadual e federal – o que impõe um alto custo administrativo para o setor produtivo. Por isso, precisamos manter uma grande equipe especializada para gestão tributária em nossas propriedades. É necessário e urgente a simplificação a quantidade de tributos no país”, destaca Gil Pereira.  

Durante a reunião, foi definida ação imediata do Conselho Agro, representado através do líder João Martins, também presidente da CNA. A intenção é que o setor demonstre sua preocupação com a reforma tributária e os possíveis impactos para o agronegócio e para a economia brasileira.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar