Resultados do ?6º Concurso Leiteiro de Fazenda? são divulgados na ExpoGenética
A quinta-feira (22) foi de fim da expectativa para os criadores com matrizes participantes no ‘6º Concurso Leiteiro de Fazenda’. Após 20 dias de prova, sendo cinco de ordenhas oficiais, foi no divulgado no começo da tarde os resultados da competição. O anúncio foi realizado no Pavilhão Multiuso, na presença de dezenas de criadores e profissionais do setor, concluindo a edição considerada histórica.
“Conseguimos trazer mais animais, com uma representatividade maior, de mais criadores. Também realizamos uma adequação da dieta dos animais para que eles tivessem um suporte nutricional adequado para as produções que estavam sendo realizadas, e isso tudo mostrou o potencial produtivo do Zebu Leiteiro”, destaca Eduardo Falcão, diretor da ABCZ.
Com um formato inovador, as matrizes e os resultados foram apresentados em um telão, sendo que na categoria ‘Vaca Jovem’, raça Gir, a campeã foi Crisca Cabo Verde, do criador José Coelho Vitor, que registrou média de 20,41 quilos de leite corrigido para sólidos totais. Já a reservada grande campeã foi Katharina FIV TOL, com média de 19,16 quilos.
Na categoria ‘Vaca Adulta’, da mesma raça, Gentileza da BDL, de Wilson Carneiro Júnior, consagrou-se grande campeã com média de 29,07 quilos de leite corrigido para sólidos totais. Enquanto a reservada grande campeã foi Figura II FIV CAL, com 25,92 quilos.
“Esse concurso é muito importante para nós, não só pelo prêmio, mas também por ser uma maneira de mostrarmos para a pecuária, de forma geral, que o Gir leiteiro tem uma aptidão para leite em condições habituais na maioria das propriedades brasileiras”, destaca Wilson.
Seguindo as premiações, na raça Sindi, ‘Vaca Adulta’, o prêmio de grande campeã foi entregue a Helena Curi, pela produção de Baronesa P. A média da matriz foi 15,56 quilos de leite corrigidos para sólidos totais. Já a reservada grande campeã foi Esmeralda AJCF, com média de 11,75 quilos de leite corrigidos para sólidos totais.
“A importância de ser reconhecida nesse concurso se dá, principalmente, por ser o mais próximo da produção natural, significa um grande avanço para a produção de leite, principalmente na raça Sindi”, diz Helena.
Para conferir o resultado completo, no Boletim do ‘6º Concurso Leiteiro de Fazenda’, clique aqui.