Ampliação do Pró-Genética em GO é debatida durante ExpoGenética
Membros da diretoria e da equipe da técnica da ABCZ e Emater/ MG se reuniram na manhã desta quinta-feira (22) com autoridades políticas e lideranças do agronegócio em Goiás. Em pauta, a ampliação do Pró-Genética e a possibilidade de torná-lo uma política pública naquele Estado.
“O Pró-Genética já é desenvolvido em Goiás desde 2014, com a realização de feiras em vários municípios. O que debatemos hoje foram as vantagens que a ampliação do programa pode gerar, principalmente tornando-o uma política publica. Usamos como referência os resultados que temos alcançado em Minas Gerais, onde o programa é a maior referência em democratização do melhoramento genético”, destaca Lauro Fraga, gerente de Melhoramento Genético da ABCZ.
Além de Fraga, participaram da reunião os diretores da ABCZ Fabiano Mendonça e Marcos Gracia, o gerente Comercial João Gilberto Bento, que fez uma apresentação sobre a entidade, e Gustavo Laterza, presidente da Emater- MG, que realizou uma apresentação sobre a parceria entre as duas entidades na realização do Pró-Genética em Minas Gerais. Do estado goiano, participaram o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o presidente da Emater- GO, Pedro Leonardo de Paula Resende, e o deputado Estadual, Amauri Ribeiro.
“Certamente nós ficamos muito entusiasmado com tudo que vimos aqui, com esse trabalho de avanço do melhoramento genético. Buscaremos com muito empenho para que tudo isso também possa acontecer em Goiás, por meio do fortalecimento das parcerias”, diz Antônio Carlos.
O tom de entusiasmo também marca o depoimento do presidente da Emater- GO, que ressalta que o próximo passo para a ampliação é o de analisar as possibilidades que aquela região oferece. “A partir dessa reunião, estamos conhecendo mais dessa experiência exitosa, com um bom exemplo de parceria instituída entre o setor público e a ABCZ. Nosso objetivo é descobrir dentro das nossas possibilidades, em Goiás, o que também é possível de ser aplicado. Mas já saímos daqui extremamente entusiasmados”, diz Pedro Leonardo.
O deputado Estadual Amauri Ribeiro complementa destacando os avanços que são esperados com o fortalecimento do programa em Goiás. “Nosso Estado tem perdido muito em qualidade genética na pecuária, até mesmo pela questão financeira do pequeno e médio produtor rural. E isso faz com que a gente regrida um pouco. O que nós pretendemos a partir dessa reunião, é conseguir levar até esses produtores todo esse conhecimento genético e todas as possibilidades que ele oferece”, finaliza.