Português
14 DE AGOSTO DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Novidade no Zootec 2019, primeiro dia de evento é marcado por atualização profissional

Novidade no Zootec 2019, primeiro dia de evento é marcado por atualização profissional

por Daniela Miranda/ Bárbara Lemes

Mais de 500 congressistas de todo o país participaram dos 15 minicursos ofertados durante a tarde de ontem(13)

Com o objetivo de capacitar e atualizar os participantes do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2019), a comissão organizadora desta edição promoveu na tarde de ontem (13), minicursos simultâneos, em vários locais diferentes, das 14h às 18h. O maior Congresso de Zootecnia do Brasil começou nesta terça-feira e ocorre até sexta-feira (16). A abertura oficial do congresso será nesta quarta-feira (14), às 09h, no Centro de Eventos da ABCZ, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A Pista de Julgamento do Parque Fernando Costa recebeu sete minicursos de Avaliação Morfológica das raças: Senepol, Nelore, Guzerá, Girolando, Gir Leiteiro, Tabapuã, Brahman. Já o Tatersal Rubico de Carvalho contou com o minicurso de Padrão Racial, Morfologia e Aptidão das Raças Zebuínas. No Brazilian Cattle, os congressistas participaram do minicurso sobre o Bem-Estar e a Zootecnia no Brasil.

A Fazenda Escola da Fazu, que possui mais de 200 hectares, recebeu três minicursos: Utilização de Drones na Pecuária, Sistema Intensivo de Suínos criados ao Ar Livre (SISCAL) e Meliponicultura: manejo e utilização de tecnologias para a produção sustentável.

No IFTM, instituição de ensino parceira, que presta apoio organizacional na realização do Zootec, sediou dois minicursos: Diagnóstico da Pastagem Degradada a partir de Geotecnologias e Boas Práticas na Produção de Galinhas e Ovos Caipiras.

Na Alta Genetics, a mais moderna central de produção e tecnologia de sêmen da América Latina, com capacidade para 300 touros, congressistas do Zootec participaram do Workshop Melhoramento Genético de Bovinos.

Para o médico veterinário e presidente da Associação de Criadores de Senepol, Pedro Crosara Gustin, o grande objetivo do minicurso de Avaliação Morfológica de Senepol foi apresentar aos futuros profissionais do Agro a variedade de ferramentas genéticas existentes para melhorar o gado. “No minicurso falamos de fenótipos, morfologia, as principais características da raça, adaptação, rusticidade, os ganhos, então foi algo muito interessante e, para nossa surpresa, o curso teve uma adesão grande, foi muito favorável, atingiu a quantidade máxima e isso mostra que o jovem que está entrando no agro está antenado às novas tecnologias. É um pessoal diferente que veio para fazer a ruptura que nós precisamos para o agro evoluir”, comenta Crosara.

Eduardo Damasceno Lopes é acadêmico de Zootecnia da UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) e é a primeira vez que participa do Zootec. Natural de Belém (PA), ele conta que o Zootec 2019 está sendo muito proveitoso. “Eu fiz o minicurso de Nelore e, pra mim, é uma raça importante. Na minha região, no Norte, ela é a mais usada e é a que eu vi que ia tirar mais proveito. Como o zebu é o animal mais rústico em questões de clima, então ele atende muito lá no Norte, pois ele se adapta melhor. Aprender sobre ele está sendo primordial”, destaca o futuro Zootecnista.

O presidente do Zootec 2019 e diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, comenta sobre o primeiro dia de evento. “Esse modelo de Zootec permitiu que nós fizéssemos algumas apresentações de painéis e, assim, demos oportunidade aos congressistas acadêmicos. Nesse primeiro dia de evento tivemos uma notoriedade e adesão muito grande dos participantes, onde 50% dos inscritos do Zootec participaram dos minicursos, que foram realizados juntamente com nossos parceiros. Fico muito feliz em ver que tivemos pessoas de todos os estados brasileiros e também acadêmicos de outros países, como Bolívia, Paraguai e Venezuela”, destaca o zootecnista.

A 29ª edição Zootec é realizada pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), a ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas), a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com o apoio organizacional do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar