Português
19 DE JULHO DE 2019. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ, EMATER (RO) e SEAGRI realizam treinamento do Pró-Genética em Ji-Paraná (RO)

ABCZ, EMATER (RO) e SEAGRI realizam treinamento do Pró-Genética em Ji-Paraná (RO)

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, a Emater (RO) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) realizaram esta semana um treinamento do Pro-Genética para extensionistas da Emater em Ji-Paraná (RO). A capacitação foi realizada pela equipe da ABCZ em Ji-Paraná, as aulas práticas aconteceram no Centrer (Centro de Treinamento da Emater), em Ouro Preto do Oeste (RO) e as atividades práticas foram realizadas na fazenda do pecuarista Alaor José de Carvalho, ex-conselheiro da ABCZ em Rondônia.

O treinamento reuniu mais de 30 extensionistas. “Esta capacitação vai proporcionar o aumento das feiras, leilões chancelados e touros comercializados pelo Pró-Genética online nos distritos e municípios do estado”, declara o diretor da ABCZ e responsável pelo Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Júnior.      

O gerente técnico do Escritório Regional da ABCZ em Ji-Paraná, Guilherme Pereira, destacou o interesse do público. “Missão dada é missão cumprida! Foi muito bom, a interação da equipe e o feedback, dará bons frutos com certeza”, afirma.

“Na minha visão este treinamento superou as expectativas, não só pelo conhecimento técnico que passamos para a equipe Emater sobre o que buscar em um reprodutor, porque escolher um touro PO, ou o porquê da importância das avaliações genéticas, mas pela quebra de alguns paradigmas da Emater, pois entendiam que o mercado de touros PO e a pecuária de multiplicação de material genético melhorador, como uma pecuária elitista, como algo inatingível ao pequeno produtor, e que eles imaginavam que a assistência técnica da Emater não era capacitada ou estaria à altura. Após o curso entenderam o processo de seleção das raças zebuínas e a importância da extensão rural na transferência da tecnologia aos pequenos e médios produtores. O alvo para o resultado é vender essa ideia na base, eles têm o poder de mover a coisa”, destaca o técnico de campo da ABCZ, Leonardo Cruvinel Borges, que ministrou as atividades do curso juntamente com o gerente técnico do Escritório Regional da ABCZ em JI Paraná, Guilherme Pereira e a assistente de Registro da ABCZ, Michele da Silva Munhoz.

O gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, ressaltou a importância do Pró-Genética e da capacitação.  “O Pro-Genética mostra que é possível o pequeno produtor comprar o touro, tenha receita com a venda dos produtos, possibilitando que pague o investimento e ainda tenha lucro. Isso para nós é muito importante, temos trabalhos da Embrapa e da Funarbe/ Seapa (MG) que comprovam isso”, afirma.

Um dos idealizadores do treinamento foi o conselheiro da ABCZ em Rondônia, Josué Luiz Giacometti, ele conta que a capacitação vem sendo trabalhada desde 2015. “Agradeço o apoio do governador de Rondônia, Marcos Rocha, do presidente da Emater (RO), Luciano Brandão, do diretor Técnico e de Planejamento da Emater (RO), Anderson Kühl e dos demais conselheiros da ABCZ. Foi um treinamento muito interessante, me chamou muito a atenção à quantidade de extensionistas presentes e como eles se interessaram pelo assunto, tanto na parte teórica quanto nas aulas práticas. Foi um negócio fantástico que irá revolucionar a pecuária do estado!”, define.

As atividades foram desenvolvidas entre os dias 16 e 17 de julho. Para o diretor Técnico e de Planejamento da Emater (RO), Anderson Kühl, o curso representou uma grande oportunidade para os participantes. “Treinamento de suma importância para aperfeiçoamento técnico aos extensionistas rurais da EMATER RO, visando a quebra de alguns paradigmas em relação principalmente acessibilidade a touros melhoradores com avaliação genética superior através do trabalho ABCZ. O nosso público alvo agricultores da pequena e média propriedade irá atingir a sustentabilidade do seu negócio. Obrigado ABCZ pela parceria”, ressalta.

Vale destacar que em dezembro, o então governador de Rondônia, Daniel Pereira, assinou Decreto-Lei instituindo oficialmente o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado - Pró-Genética. Com a operacionalização oficial do Pró-Genética, pequenos e médios produtores rondonienses tem mais facilidade para adquirir animais de capacidade genética melhoradora, com valores e condições de pagamentos facilitados. O Decreto-Lei instituiu o Grupo Coordenador do programa, que tem a finalidade de analisar e deliberar sobre as propostas que forem apresentadas. Além disso, foi determinada utilização de recursos financeiros constantes de dotações consignadas no orçamento do Estado, para implementação do Pró-Genética.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar