Português
16 DE JULHO DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ ministra curso sobre o Produz e Escrituração Zootécnica em Campo Grande (MS)

ABCZ ministra curso sobre o Produz e Escrituração Zootécnica em Campo Grande (MS)

Membros da equipe técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) estiveram em Campo Grande (MS), na semana passada, para uma série de cursos sobre serviços oferecidos pela ABCZ. A ação foi desenvolvida em parceria com o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), com foco nas orientações sobre Escrituração Zootécnica e o funcionamento do software Produz. A atividade reuniu mais de 50 interessados.

“Passamos primeiro o curso de iniciação e escrituração zootécnica. Como eles não tem uma base de como funciona essa escrituração zootécnica para a ABCZ e para animais registrados, optamos fazer essa parte primeiro para dar uma base teórica de toda coleta de dados dos animais até chegar ao banco de dados da ABCZ. Em seguida, entramos especificamente no software, explicando como funciona”, revela Adriano Garcia, técnico da ABCZ no Mato Grosso do Sul.

Sobre as atividades do Produz, a assistente de Suporte ao programa, Nara Soares, explica que o roteiro foi adaptado para o público, que participou com a proposta de um curso de férias. “Nós, normalmente, já oferecemos essas orientações sobre o programa, mas para pessoas que já o adquiram ou estão prestes a adquirir. Dessa vez foi diferente! Como nosso público era o de alunos em curso de férias, além de apresentarmos as funcionalidades do Produz, explicamos os objetivos dele e como ele representa uma grande ajuda para os produtores rurais, com a possibilidade de trabalhar tanto online quanto off-line, com a emissão de vários relatórios produtivos e reprodutivos, como também o módulo curral, que facilita o manejo, inclusive com o gado comercial”, revela ela, que ministrou as atividades juntamente com a também assistente de Suporte ao Produz, Fabiana Rosa.

As atividades foram desenvolvidas entre os dias 9 e 12 de julho, em duas turmas. Para o diretor do Centro de Excelência do Senar, Francisco Paredes, o curso representou uma grande oportunidade para os participantes. “Em dias atuais, uma boa escrituração zootécnica e uma organização dos dados, permitem melhor acompanhamento dos indicadores do rebanho e uma tomada de decisão muito mais rápida na propriedade. Foi uma importante capacitação realizada em parceria com a ABCZ, que os nossos alunos tiveram a oportunidade de realizar”, afirma.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar