Coletiva de imprensa marca lançamento da 12ª ExpoGenética
Palestras técnicas e valorização do melhoramento das raças zebuínas são destaque da programação da exposição, que acontece entre os dias 17 e 25 de agosto e continua a celebração do centenário da ABCZ
O Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), já se prepara para receber o maior encontro técnico de genética zebuína do mundo. Uma grande programação, entre os dias 17 e 25 de agosto, marca a 12ª edição da ExpoGenética, que continua as comemorações do centenário da ABCZ iniciadas na ExpoZebu. Para lançar oficialmente a exposição, o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, recebeu a imprensa na manhã de hoje (15). A coletiva de imprensa também foi transmitida ao vivo pela internet.
“A Genômica está trazendo novos caminhos para os trabalhos de melhoramento genético. Nas raças zebuínas, conseguimos avançar oficialmente neste processo nos últimos dois anos com o nosso projeto e a genotipagem dos primeiros animais. Mas tudo ainda é novo e as possibilidades que o mapeamento genômico oferece são gigantes. Por isso, é tão importante debatermos para conhecer mais sobre a ferramenta, onde poderemos chegar e quais os próximos passos”, destacou Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, contando que os avanços na era Genômica e os desafios do setor serão os principais temas da pauta de discussões com palestras e workshop com participação de especialistas renomados.
Em menos de dois anos de trabalho efetivo, o banco de dados da ABCZ já desponta entre os principais do mundo, em quantidade de avaliações. Até a primeira quinzena de maio, mais de 87.5 mil animais já estavam genotipados e a previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil. Já com esses novos dados, será lançado durante a ExpoGenética o segundo Sumário de Touros PMGZ/ Geneplus, desenvolvido pela ABCZ em parceria com a Embrapa.
Além disso, na exposição, serão apresentados os sumários de diversos outros programas. Afinal, a ExpoGenética celebra o melhoramento genético das raças zebuínas e conta com a participação de todos os programas que trabalham com Zebu, além, é claro, de uma participação maciça dos criatórios que trazem o que há de melhor em seus rebanhos.
A ExpoGenética dos recordes
As inscrições de animais para ExpoGenética seguem até o dia 31 de julho, mas os números até agora já indicam para a maior exposição dos últimos anos. Dos 39 pavilhões disponíveis, 36 já estão ocupados, o que representa um recorde de ocupação. Em 2018, foram 30 pavilhões ocupados.
No caso do PNAT (Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens), 168 zebuínos das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã já participam do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens 2019 (PNAT) na FAZU. O número é 50% maior do que o registrado em 2018. Metade dos animais que participa da prova segue para a ExpoGenética, onde será avaliada por técnicos e criadores, classificando ao redor de 22 novos touros para distribuição de sêmen a rebanhos colaboradores do PMGZ por todo país.
Já o ‘6º Concurso Leiteiro de Fazenda’, que recebe inscrições até o próximo dia 19, já tem 24 fêmeas inscritas, o maior número desde a primeira edição. O grande diferencial do torneio é a submissão de todas as participantes a um regime alimentar mais próximo à realidade da pecuária nacional, comprovando a potencialidade desses animais. A prova acontece na Fazenda Experimental da ABCZ- Orestes Prata Tibery Júnior. Desta vez, o período total do concurso será de 20 dias, sendo 15 dias de adaptação e cinco dias de concurso efetivo, com duas ordenhas diárias, e término no dia 9 de agosto. A premiação levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST) e acontece durante a ExpoGenética.
A ExpoGenética dos grandes negócios
A cada ano, o Parque Fernando Costa te recebido um número maior de expositores para a ExpoGenética. Para a edição 2019, até agora, a ABCZ já tem a confirmação de mais de 40 empresas presentes (incluindo estandes fixos e temporários). Além da mostra de biotecnologias para melhoramento genético, os visitantes vão conferir novidades em equipamentos para uma pecuária ainda mais eficiente como ferramentas para implantação de sistema energia solar, para pesagem, troncos, balanças, e soluções em nutrição e controle de pragas.
Além disso, a 2ª edição da ExpoMaq - Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas está sendo formatada com a parceria de grandes empresas do setor. No ano passado, a exposição atraiu mais de 1400 pequenos e médios produtores, divididos em 30 caravanas vindas de 72 cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Grande comercialização prevista também na programação de 13 leilões e um shopping de animais já confirmados. Em 2018, mais de R$22 milhões foram movimentados durante a ExpoGenética. Sucesso na programação do ano passado, o Leilão de Touros PNAT também se repete em 2019. O evento, que dessa vez acontece no dia 23 de agosto, é exclusivo para animais participantes do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens- PNAT.
A expectativa é que, ao todo, a ExpoGenética movimente mais de R$35 milhões.
ABCZ Mulher. Durante a 12ª ExpoGenética, a Comissão ABCZ Mulher realizará o ‘2º Encontro ABCZ Mulher’, tendo como tema central a diversidade no mundo dos negócios: o insight feminino e suas conexões. Na programação está confirmada palestra da jornalista Kellen Severo, reconhecida pela cobertura de destaque das áreas de agronegócio e economia, que atualmente é apresentadora do Programa Mercado&Cia no Canal Rural. Com parceria com o SEBRAE, o ‘2º Encontro ABCZ Mulher’ será realizado no dia 22 de agosto, às 19h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. As interessadas devem acessar o link: https://www.sympla.com.br/2-encontro-abcz-mulher--diversidade-no-mundo-dos-negocios-o-insight-feminino-e-suas-conexoes__566218 .
Além disso, sucesso na programação do ano passado, o dia de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero se repete em 2019. O evento destinado a trabalhadoras rurais será realizado nos dias 15 e 16 de agosto, com a presença da carreta do Hospital do Amor em Uberaba, que deverá realizar mais de 100 exames. A atividade será executada por meio de parceria entre a comissão ABCZ Mulher, Uniube, Sindicato Rural de Uberaba, Emater e Conser – Conselho de Segurança Rural de Uberaba.
ABCZ Jovem. Os membros do comitê ABCZ Jovem estão com a agenda cheia de atividades durante a ExpoGenética. Com o objetivo de incentivar a formação de novos produtores rurais e lideranças para o agronegócio brasileiro, os representantes do ABCZ Jovem participarão do 29º Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec).
O evento, promovido pela ABZ (Associação Brasileira de Zootecnistas), Fazu, ABCZ e o Sebrae, acontece em Uberaba (MG), de 13 a 16 de agosto. A programação, tem como objetivo debater temas ligados à inovação, como empreendedorismo e desenvolvimento de startups, também vai apresentar painéis e atividades práticas ligadas a melhoramento genético, bem-estar animal e meio ambiente.
Internacional. A ABCZ espera para Expogenética a vinda de delegações da América Latina para conhecerem a qualidade dos animais avaliados pelo PMGZ. Durante a feira, acontecerá também a 2° Rodada de Negociações Sanitárias, uma ação em parceria entre o MAPA, APEX BRASIL e ABCZ, por meio do Projeto Brazilian Cattle. Nesta ação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento convida oficiais de Ministérios da Agricultura de diversos países para virem à Expogenética negociar a abertura de protocolos sanitários para sêmen, embriões e animais vivos.
Cada país que firmar um protocolo com o Brasil, na prática, é um novo mercado aberto para o nosso país e cada mercado aberto é mais uma possibilidade de se exportar material genético, animais, produtos, insumos e tecnologias brasileiras. Na 1° edição da Rodada de Negociações Sanitárias, realizada na Expozebu de 2018, foi promovida a abertura de 8 protocolos durante o evento e mais seis logo em seguida.