ABCZ marca presença no ?1º Dia de Campo do Projeto Agropecuário Guadalupe?
O diretor técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Valdecir Marin e o gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu representaram a entidade no último sábado (06) no ‘1º Dia de Campo do Projeto Agropecuário Guadalupe’, realizado na Fazenda Guadiana, em Martinópolis (SP).
O evento contou com palestras sobre o trabalho de produção na propriedade, informações práticas sobre a seleção dos animais e mostra de zebuínos da raça Nelore safras 2016 e 2017. A propriedade, sob o comando do criador Pedro Augusto Ribeiro Novis, se dedica em identificar e disponibilizar ao mercado genética provada e aprovada. A ferramenta utilizada para esta seleção do rebanho é Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ, na qual a equipe Guadalupe utiliza as informações consistentes nas características avaliadas do PMGZ para conduzir o seu projeto. O criatório iniciou o envio dos dados para o CPD (Controle de Desenvolvimento Ponderal) em agosto de 1995.
O médico veterinário, Thiago Trevisi que atua no Projeto Agropecuário Guadalupe, destaca a importância do PMGZ. “São vinte e cinco anos de seleção e doze anos de leilão, o melhoramento genético se tornou uma ferramenta indispensável e quem não aderir está fora do mercado. A ABCZ tem uma condição de nos dar um apoio muito interessante. Essa proximidade que nós temos nos faz aderir e usar este programa! A genética, a nutrição e a sanidade tem que andar juntas, somente assim conseguimos promover a intensificação do manejo reprodutivo da propriedade aumentando a taxa de desfrute e consequentemente o retorno econômico dentro da fazenda, saber onde estamos e aonde queremos chegar, é fundamental dentro de uma propriedade. A proximidade com o PMGZ, estas ferramentas mais fáceis, sistema mais acessível e os treinamentos nos deixam com mais condição de se colocar melhor no mercado. Você consegue oferecer para o seu cliente ferramentas que irão proporcionar um ganho genético nos rebanhos que foram utilizados.”, afirma.
Segundo o gerente de Fomento de Programas de Melhoramento Genético da ABCZ, Ricardo Abreu, a qualidade dos animais apresentados comprova que o foco na seleção das fêmeas melhoradoras faz com que o progresso genético seja rápido e eficaz. "Parabenizamos a toda equipe Guadalupe pela dedicação de todos esses anos na seleção e identificação dos animais melhoradores como pela iniciativa do dia de campo para mostrar a evolução do projeto" ressalta Ricardo Abreu.