Pavilhão do Pró-Genética é inaugurado durante a ExpoMontes
O programa Pró-Genética agora conta com um espaço exclusivo para à comercialização de matrizes e touros melhoradores no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros (MG). A inauguração do ‘Pavilhão do Pro-Genética Ricardo Quadros Laughton’ aconteceu na manhã de ontem (30), durante a ExpoMontes.
O pavilhão que tem capacidade para 50 animais também servirá para eventos, feiras e atividades. O nome do espaço é uma homenagem ao Programa da ABCZ e ao ex-presidente do Sindicado Rural de Montes Claros, Ricardo Quadros Laughton, falecido em 2018. “É motivo de orgulho ver o nome do nosso programa nesta importante estrutura com capacidade para mais de 50 touros em uma região importante para a pecuária mineira. A inauguração do Pavilhão Pro-Genética nos enche de expectativa e, sem dúvida, revela o interesse do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros e da Sociedade Rural em promover a pecuária eficiente e lucrativa no norte do Estado”, declara o diretor da ABCZ e responsável pelo Pró-Genética, Rivaldo Machado Borges Júnior.
O diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Carlos Juliano Brant Albuquerque, também destaca a importância do pavilhão. “Essa estrutura permitirá um maior fluxo de comercialização ao longo das feiras agropecuárias tradicionais em Montes Claros”, ressalta.
Vale destacar que o Pró-Genética surgiu em 2006, inclusive tendo Montes Claros como sede da primeira feira, e, de lá para cá, cresceu, se tornou um programa nacional e tem possibilitado o acesso de pequenos e médios produtores ao touro PO melhorador, contribuindo para o incremento da renda do homem do campo e aumento da qualidade da Carne e do Leite produzidos na região. As feiras Pró-Genética são fruto de uma parceria entre a ABCZ, Emater-MG, Sindicato Rural de Montes Claros, Sociedade Rural de Montes Claros e Sistema FAEMG/SENAR.
Participaram da inauguração do Pavilhão o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, José Avelino Pereira Neto, o presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Luiz Veloso Maia, o técnico de campo da ABCZ, Marcos Miguel Mendes, familiares de Ricardo Quadros Laughton, criadores, produtores, selecionadores e técnicos da região.