Museu do Zebu realiza reuniões de projetos e recebe visita do secretário da Diversidade Cultural
No último sábado (1), o Museu do Zebu, no Parque Fernando Costa, recebeu a visita do secretário nacional da Diversidade Cultural, Gustavo Carvalho Amaral.
O secretário visitou a sua cidade natal para participar de uma reunião do Conselho Cultural e aproveitou a ocasião para conhecer a sede da ABCZ e o Museu do Zebu.
“Estou aqui como um elo entre o Ministério da Cidadania, a Secretaria Especial da Cultura e o Museu do Zebu. Pelo fato de ser de Uberaba, já estava devendo uma visita a este importante Museu. É muito gratificante saber que possuímos um acervo tão rico sobre o Zebu”, contou, durante a visita.
Gustavo revelou, ainda, a intenção de contribuir com projetos para auxiliar o desenvolvimento do Museu, reconhecendo a importância de preservar a história do Zebu no Brasil.
“Queremos, com certeza, viabilizar recursos ou mesmo convênios para ampliar o conhecimento sobre a história do Zebu”, afirmou.
A visita do secretário aconteceu após uma série de reuniões realizadas no mês de maio em Brasília e Belo Horizonte.
No dia 23, o gerente do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo, o superintendente geral da ABCZ e presidente do conselho curador do Museu, Jairo Machado Borges Furtado, e o representante da editora Bela Vista Cultural, Fábio de Brito Ávila, estiveram na Secretaria Especial da Cultura no Ministério da Cidadania, onde se encontraram com o secretário Henrique Medeiros Pires e o seu assessor, Milton da Luz Filho.
Na reunião, a equipe do Museu do Zebu apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição e discutiu sobre políticas e ações relativas ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), bem como projetos que incluem a recuperação de acervos e a organização do espaço físico. O secretário também recebeu um exemplar do livro “ABCZ: 100 anos de História e Histórias”, da Revista “Turma do Zebuzinho” e de publicações da Editora Bela Vista Cultural.
Ainda em Brasília, foram promovidas reuniões na embaixada da Índia, com o embaixador Ashok Das, e no Ministério do Turismo. Na embaixada, o encontro serviu para discutir as perspectivas de aproximação e produção cultural entre o museu, a Editora Bela Vista, a ABCZ e o governo indiano, prestigiando a história do Zebu nos dois países.
Já no Ministério do Turismo, o intuito foi discutir ações de integração que visam à promoção do turismo relacionado ao Zebu em Uberaba, explorando o seu potencial turístico e os projetos relativos ao Geoparque Uberaba.
No dia 30, a equipe da ABCZ reuniu-se, em Belo Horizonte, com a secretária estadual de Educação, Júlia Sant’Anna, e o assessor Leonardo Carvalho Ladeira. Também estiveram presentes a superintendente do Arquivo Público de Uberaba, Marta Zednik de Casanova, a assessora técnico-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Ana Flávia de Sousa, o presidente da Emater e do Conselho Deliberativo do Museu do Zebu, Gustavo Laterza e a diretora da ABCZ e conselheira do Museu, Ana Cláudia Mendes.
Neste último encontro, foi proposto um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Estadual de Educação, a ABCZ e o Museu do Zebu para se trabalhar no currículo escolar do estado de Minas e do munícipio de Uberaba, no conteúdo de História, os aspectos relacionados à pecuária brasileira e à importância das raças zebuínas no processo de formação do país.