Português
29 DE MAIO DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

?3ª PGP a pasto Amigos do Nelore? termina registrando bons resultados

?3ª PGP a pasto Amigos do Nelore? termina registrando bons resultados

Foram divulgados neste fim de semana, em Patos de Minas (MG), os resultados da ‘3ª PGP a pasto Amigos do Nelore’, e a prova terminou comemorando bons números, com vários animais classificados como Elite e Superior. Os garrotes avaliados pertencem a selecionadores dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.


A prova de ganho em peso a pasto busca identificar os animais mais adaptados e eficientes como ganhadores de peso na fase pós-desmama, com melhor peso ajustado ao sobreano, maior perímetro escrotal e biotipo frigorífico, ou seja, funciona com um instrumento de seleção para os rebanhos, sempre focando em características de desempenho econômico para disponibilizar ao mercado reprodutores que promovam o melhoramento genético nos rebanhos onde serão usados.

 

Na ‘3ª PGP a pasto Amigos do Nelore’ foram 10 meses de prova na fazenda Experimental Sertãozinho, da Epamig em Patos de Minas (MG), sendo realizada em parceria entre a ABCZ, o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) e a Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), com apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), MUB Nutrição Animal e OuroFino Saúde Animal.

“Mais uma vez, tivemos uma excelente prova e isso só é possível graças a bons animais. Estamos falando de zebuínos que já são resultado de um trabalho de melhoramento genético que esses selecionadores desenvolvem. Com esses resultados, deixo aqui meus parabéns a todos eles, como também aos nossos parceiros, já os convidando para a próxima edição, que, sem dúvida, também será um grande sucesso!”, destaca Fabiano Mendonça, diretor da ABCZ e vice-presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas.

Para Elhon Cruvinel, presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, o balanço da prova também é extremamente positivo. “Tivemos uma participação efetiva dos criadores, e isso demonstra a importância da prova. Importante destacar também a qualidade dos animais participantes. Sem dúvida, foi um sucesso!”, destaca.


A importância da PGP também é destacada pelo gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga Almeida, que acompanhou a pesagem dos animais. “O índice que classifica os animais na PGP é composto pelo ganho de peso no período da prova, peso calculado aos 550 dias, perímetro escrotal e EPMURAS, todos de média a alta herdabilidade. Portanto, na maioria das vezes, os melhores classificados na PGP são bons ganhadores de peso, possuem boa carcaça frigorífica e são precoces sexualmente. As pesquisas nos mostram que estas características serão transmitidas aos seus filhos, promovendo efetivamente o melhoramento genético do rebanho onde serão usados”, ressalta.

O gerente de Campo Experimental da Epamig, Dimas da Silva, também ressalta os benefícios da prova, considerando as possibilidades que ela oferece. “Esta Prova de Ganho de Peso a pasto é sem dúvida muito importante para avaliar o desempenho de cada animal, sendo que os participantes iniciam a prova em período seco e terminam no período chuvoso. Ou seja, passam por duas situações diferentes, que é justamente a realidade encontrada nas fazendas”, diz ele.

Por falar em possibilidades, o professor da Unipam, Hélio Vilela, destaca a importância da parceria da instituição na realização da prova. “Já sabemos da importância que uma PGP tem para os criadores que participam, mas não é só isso! A cada edição temos um grupo de alunos de Zootecnica que é selecionado para acompanhar a prova, e atua participando do manejo. Todos eles gostaram bastante, e isso nos deixa muito satisfeito”, ressalta.


Campeão. Na ‘3ª PGP a pasto Amigos do Nelore’ o campeão da prova foi o animal Milu RJ-R, do pecuarista e também diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior. “Esse é um resultado muito importante para nós, pois, além de comprovar aquilo que já tínhamos observado em nosso rebanho, nos apresenta um comparativo com animais de diferentes criatórios, submetidos as mesmas condições de regime alimentar. A partir dessa prova, e os resultados que ela nos oferece, os rumos do melhoramento genético vão sendo traçados”, destaca Rivaldo Jr..

O selecionador Mauro Camin, proprietário do touro Fidalgo do Camin, classificado em segundo lugar, também comemora os resultados. “Essa foi a primeira prova que eu participei e achei extremamente importante, pois me dá um parâmetro comparativo do estágio que está o meu trabalho de melhoramento genético em relação ao que é desenvolvido por outros colegas. Eu, claro, fiquei muito satisfeito com todo o processo e, principalmente, com esse resultado”, diz ele.

Já em terceiro lugar ficou classificado o touro Nayko CTJ, da também pecuarista e diretora da ABCZ, Cláudia Tosta Junqueira. “Essa é uma prova muito importante, pois nos possibilita conhecer um pouco mais do comportamento desses indivíduos fora da nossa propriedade, ainda mais em comparação com outros animais, que também estão em um ambiente diferente, mas submetidos as mesmas condições. Importante destacar ainda o trabalho sério e comprometido de toda a equipe responsável pela prova. Foi uma grande PGP!”, ressalta ela.

Ranking

Confira abaixo mais informações dos três melhores animais classificados na ‘3ª PGP a pasto Amigos do Nelore’:

1º lugar 
Animal: Milu RJ-R
Idade: 18 meses
Ganho de Peso: 195 kg
Criador: Rivaldo Machado Borges Jr.

2º lugar  
Animal: Fildago do Camin
Idade: 18 meses
Ganho de Peso: 195 kg
Criador: Mauro Camin

3º lugar  
Animal: Nayko CTJ
Idade: 19 meses
Ganho de Peso: 184 kg
Criador: Cláudia Irene Tosta Junqueira

Vem aí, a ‘4ª PGP a pasto Amigos do Nelore’:

A ‘4ª PGP a pasto Amigos do Nelore’ já está chegando! A previsão é de que a avaliação comece no final de julho desse ano, tendo duração de 10 meses. Confira outras informações e o calendário completo:

Animais nascidos entre
30/09/18 a 29/12/18

Pesagem entrada
30/07/19

Pesagem inicial
08/10/19

Pesagem intermediária (56 dias)
03/12/19

Pesagem intermediária (112 dias)
28/01/20

Pesagem intermediária (168 dias)
24/03/20

Pesagem final
19/05/20

Mais informações na ABCZ, pelo telefone (34) 3319-3962, ou Sindicato Rural de Patos de Minas (34) 3818-2800.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar