Grupo coordenador do Pró-Genética MG realiza reunião na ExpoZebu 2019
Por Graziela Oliveira
O Grupo Coordenador do Pró-Genética em Minas Gerais se reuniu na tarde desta segunda-feira (29), durante a Expozebu 2019. O objetivo foi apresentar o balanço das ações realizadas em 2018 e as prospecções para este ano. Representantes da ABCZ, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Epamig, Emater, IMA, Faemg e Girolando participaram do encontro.
“Essa reunião acontece a cada três meses em Belo Horizonte e aproveitamos a ExpoZebu para fazer este encontro aqui, em Uberaba. Esse trabalho é muito importante, porque cada entidade pode colocar os seus interesses para a melhoria do programa”, explicou Rivaldo Machado Borges Jr., diretor da ABCZ.
Desde 2006, quando o Pró-Genética foi lançado, já foram comercializados 14.801 animais. Este ano, a meta é chegar a 2.800. Os dados apresentados na reunião também mostraram a quantidade de eventos realizados ao longo desses quase 13 anos, sendo 374 feiras e 139 leilões.
“O Pró-Genética é o programa mais longínquo apoiado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O resultado apresentado nos mostrou que a melhoria da qualidade genética leva consequentemente à melhoria da produtividade das cadeias de carne e leite”, disse o superintendente da SEAPA, Rodrigo Fernandes.
Para o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, a expectativa para 2019 é muito boa. “A gente deve crescer bastante, principalmente com relação ao volume de animais comercializados nas feiras. Isso revela que estamos no caminho certo”, comemora.