Português
28 DE ABRIL DE 2019. POR CRISTIANO BIZZINOTTO

5º Concurso Leiteiro de Fazenda divulga campeãs

5º Concurso Leiteiro de Fazenda divulga campeãs

POR GRAZIELA OLIVEIRA

O resultado do 5º Concurso Leiteiro de Fazenda foi divulgado neste domingo (28).  A grande campeã da raça Gir, vaca adulta, foi a Escocia da BDL, com produção total de 127,292 LCST (Leite Corrigido para Sólidos Totais) e média de 25,46. A campeã reservada foi
Anjara Fiv Cabo Verde, cuja produção foi de 113,065 LCST e média de 22,61. Da raça Sindi, também vaca adulta, a grande campeã foi Gasolina Porangaba, que teve produção de 53,302 LCST e média de 10,46. A campeã reservada foi Batilde Porangaba, com produção de 44,043 LCST e média de 8,81.

As ordenhas oficiais foram realizadas de 8 a 12 de abril, na Fazenda Experimental da ABCZ - Orestes Prata Tibery Júnior, e reuniu 12 matrizes das raças Gir e Sindi. O período total do concurso durou 20 dias, sendo que 15 foram para adaptação e os outros cinco
para a prova efetiva.

“Ao todo foram realizadas dez ordenhas oficiais, com intervalos de 12 horas entre elas. As análises quantitativas do leite levaram em conta percentuais de gordura, proteína, lactose, entre outros”, explica Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.

“O objetivo desse projeto é exatamente propiciar a todos os criadores de leite a oportunidade de que o seu rebanho tenha condições igualitárias de manejo e ordenha. Cada vez mais os resultados do concurso nos mostram que é possível agregar mais valor e qualidade ao produto”, disse o diretor do PMGZ Leite, Eduardo Falcão de Carvalho.

Homenagem

Antes da divulgação do resultado do concurso, houve o descerramento da placa inaugural do Complexo Leiteiro das Raças Zebuínas, Vanderley Alves de Andrade, uma homenagem ao ex-técnico responsável pelo controle leiteiro da ABCZ e que trabalhou na entidade por quase 40 anos.

“Agradeço à ABCZ pela homenagem. Estamos muito orgulhosos e tenho certeza de que se estivesse aqui meu pai estaria muito feliz”, disse o filho de Vanderley, Wladimir Carvalho de Andrade.

O presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges, lembrou a importância do trabalho realizado por Vanderley na entidade. “Eu tive a oportunidade de conviver muitos anos com ele. Foi a garra do Vanderley que ajudou a criar esse controle leiteiro que nós temos hoje”.



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar