Português
28 DE ABRIL DE 2019. POR FAEZA REZENDE

Carta de intenções para recuperação de pastagens é assinada durante a ExpoZebu 2019

Carta de intenções para recuperação de pastagens é assinada durante a ExpoZebu 2019

POR GRAZIELA OLIVEIRA

O cenário da bovinocultura e das pastagens em Minas Gerais foi tema de uma reunião na manhã deste domingo (28), na sede da ABCZ. A secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini; o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; além de representantes da Emater, Embrapa, Epamig, Senar, Amvale, IMA e Banco do Brasil participaram do evento e assinaram uma carta de intenções com o objetivo de empreender esforços conjuntos para a recuperação de pastagens degradadas em Minas Gerais.

“O número de pastagens degradáveis existentes no Estado é um problema muito sério. Precisamos pensar no que fazer para melhorar esta situação. Mas buscar uma solução individualmente é difícil, por isso é importante esta iniciativa de nos reunirmos aqui hoje para debater esta questão”, disse a secretária Ana Valentini.

Na reunião, foram discutidas a contextualização da atual condição das pastagens, soluções para a melhoria dessas condições, a definição de um projeto piloto no Triângulo Mineiro e a atualização de um plano de trabalho para conduzir o Programa de Melhoria das Pastagens de Minas Gerais.

O diretor técnico da Emater, Feliciano Nogueira, apresentou dados do último Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio de Minas Gerais, de 2017. O PIB com base animal correspondeu a R$ 91,5 bilhões e representou 47,5% do total. “Já o percentual de pastagens moderadas e fortemente degradadas em Minas ultrapassa os 75%. Na microrregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, esse percentual sobe para 79%, segundo o último levantamento do MAPA, de 2015”, conta Nogueira.

“A ABCZ se preocupa com a questão das pastagens. Por isso, nós procuramos as empresas parceiras, fizemos um convênio e criamos uma fazenda experimental como forma de ampliar nossas ações e buscar soluções para a recuperação dessas pastagens”, explica o superintendente comercial da ABCZ, João Gilberto Bento.

No início do ano, a ABCZ apresentou o projeto ‘Integra Zebu’, sob o comando do diretor RIvaldo Machado Borges Júniro, que é lançado oficialmente durante a ExpoZebu 2019 com objetivo de promover soluções de recuperação dessas áreas, implantar novas tecnologias que contribuem não só para o desenvolvimento das propriedades, como também para a preservação do meio ambiente e a movimentação do mercado nacional.

Albany Árcega, coordenador técnico da Emater, falou sobre trabalho realizado pela empresa. “Fizemos a análise de cerca de 400 propriedades e em grande parte delas há necessidade de correção de solo. Então, precisamos casar ações para fomentar a assistência técnica levada para os produtores. Nosso trabalho fica voltado para mantê-los na atividade”.

“Nós só vamos reduzir a pobreza se fizermos com que o pequeno produtor tenha renda, que ele não produza somente aquilo que consome. Esse é o nosso desafio”, finaliza a secretária Ana Valentini.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar