Português
27 DE ABRIL DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Deputados e lideranças do setor discutem cenário do Agro durante a ExpoZebu 2019

Deputados e lideranças do setor discutem cenário do Agro durante a ExpoZebu 2019

Por Graziela Oliveira

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu sediou, na tarde deste sábado (27), uma reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, solicitada pelo deputado federal Zé Silva, do Partido Solidariedade-MG. O objetivo foi discutir o cenário e as perspectivas do agronegócio brasileiro.

“Esta reunião, no dia da abertura da feira, é fundamental, principalmente pela presença de tantas autoridades. Uma das propostas que eu quero debater é com relação ao Pró-genética. Meu pedido é para que, no Plano Safra da Agricultura Familiar, seja criada uma linha de crédito específica para o programa”, disse o deputado.

“O Pró-genética é um modelo para todo o país e conta com o apoio do Banco do Brasil. Vamos apresentar como solução um aplicativo para que o produtor que está vendendo possa oferecer seus serviços sem precisar ir à agência”, disse o diretor de agronegócio da instituição, Marco Túlio Moraes.

A ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, disse que o Pró-genética tem levado melhorias para o produtor e que as propostas para o programa serão discutidas, em Brasília. Além disso, para ela, o país tem tudo o que necessita para se desenvolver. “Precisamos colocar nossa capacidade no mercado. No caso do leite, por exemplo, temos uma boa base produtiva para passarmos a exportar o produto. É claro que existem também mazelas a serem corrigidas, mas nenhum país tem o potencial para produzir como o Brasil”.  

O deputado federal Franco Cartafina também falou sobre a importância da reunião ocorrer na ExpoZebu. “Precisamos democratizar o debate, falar com quem lida com o setor no dia a dia e buscar um caminho para essas demandas de forma coletiva”.

Para o presidente da CNA, João Martins, é preciso trabalhar para a criação de uma nova classe média e, para isso, o caminho é investir em assistência. “Você só pode melhorar o produtor se levar tecnologia, e para levar tecnologia precisa de assistência técnica. Temos que fazer um novo sindicalismo”.

A secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Soares Valentini, também abordou a importância da assistência técnica. “Não basta só tecnologia, é preciso levar gestão do negócio. Estamos buscando a melhor forma para diminuir as diferenças regionais e investir na pequena propriedade”.

“Nós percebemos a importância deste encontro na ABCZ, durante a ExpoZebu. Temos o privilégio de sermos parceiros de todas essas instituições aqui presentes”, concluiu o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar