Português
26 DE ABRIL DE 2019. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

Reunião para antecipar suspensão de vacina contra Aftosa no Paraná conta com participação da ABCZ

Reunião para antecipar suspensão de vacina contra Aftosa no Paraná conta com participação da ABCZ

Autoridades políticas e lideranças do setor de pelo menos cinco estados das regiões centro-oeste e sul do país se reuniram na última quarta-feira (24), em Curitiba (PR). O encontro marcou a ‘2ª Reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA)’. Entre os participantes estavam o conselheiro da ABCZ no Paraná, Raphael Zoller, e o técnico da entidade, Célio Heim.

“Foi uma reunião extremamente importante. Mesmo com algumas particularidades defendidas pelo setor de Bovinocultura ainda pendentes de decisão pelo MAPA, o estado do Paraná deu um grande passo dentro desse programa de erradicação da Aftosa. Recebemos a autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para antecipar a suspensão da vacina com relação ao bloco V, e esta campanha de Maio será a última imunização”, revela Zoller.

Pelo cronograma anterior a autorização ocorreria no primeiro semestre de 2021. Para a efetivação da mudança, o próximo passo do MAPA será a edição de algumas normas relacionadas diretamente a suspensão da vacina, além de regras que implicam no controle da entrada de animais no Estado.

“Com esse novo cronograma aprovado, a mudança de status do Paraná, para área livre de aftosa sem vacinação, poderá ser oficializada ainda em setembro desse ano, se cumprida a lista de pendências exigidas pelo MAPA”, finaliza.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar