Museu do Zebu inaugura 36ª Mostra em comemoração aos 100 anos da ABCZ
por Graziela Oliveira
A 36ª Mostra do Museu do Zebu foi inaugurada na noite desta quinta-feira (25), no primeiro dia da programação oficial da ExpoZebu 2019. Cerca de 100 convidados prestigiaram a solenidade. O tema deste ano é: ABCZ 100 anos - da Sociedade Herd Book Zebu à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
A mostra está dividida por salas temáticas, onde cada uma apresenta uma proposta diferente, contando a história do centenário da entidade por meio de uma linha do tempo. “Este ano, também estamos trazendo um acervo inédito da Central VR, que é um símbolo da pecuária nacional. Eles gentilmente nos cederam mais de 10000 peças. Não seria possível expor todas, mas selecionamos as mais importantes e que contam essa história de sucesso”, explica o gerente Executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo.
Para o presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges, a Mostra é uma grande revisão histórica. “Todo o trabalho revelou que a atual ABCZ é uma sucessora da Sociedade Rural do Triângulo Mineiro que, por sua vez, sucedeu o Herd Book Zebu, que foi a primeira associação de gado zebu de Uberaba. Tudo que está sendo apresentado aqui é um resgate de toda uma história”.
Durante a abertura da Mostra, também foi lançado o livro: “ABCZ: 100 anos de História e Histórias”. A historiadora Maria Antonieta Borges Lopes, uma das autoras, revela que essa produção começou muito tempo antes. “Em 1983, nas pesquisas para a produção da primeira edição desta obra, nós descobrimos o livro de fundação e as atas do Herd Book Zebu, de 1919, quando começou a história da ABCZ”.
Eliane Mendonça Marquez Rezende, também historiadora e outra autora da obra, sente-se realizada com a conclusão do livro. “Foi um trabalho árduo, as fontes eram escassas e, às vezes, as informações estavam desencontradas. Mas hoje, participando deste lançamento, eu considero o livro uma obra prima da literatura relativa ao Zebu”.
“Esta obra é fruto de pesquisas de inúmeros anos, em que utilizamos diversos acervos, do próprio museu, do país e do mundo. O lançamento vem coroar esses 100 anos da ABCZ”, finaliza Thiago Riccioppo.