Português
24 DE ABRIL DE 2019. POR ASSESSORIA DE IMPRENSA ABCZ

Programação oficial da ExpoZebu 2019 tem início nesta quinta-feira

Programação oficial da ExpoZebu 2019 tem início nesta quinta-feira

Por Graziela Oliveira

A 85ª edição da ExpoZebu começa oficialmente no sábado (27), mas a programação da feira já terá início nesta quinta-feira (25) com a inauguração da 36ª Mostra do Museu do Zebu, às 19h. O tema é: ABCZ 100 anos - da Sociedade Herd Book Zebu à Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.

A exposição contará a trajetória da entidade por meio de uma linha do tempo ao longo deste centenário retratando desde a criação da Sociedade do Herd Book Zebu, que foi o primeiro registro do que posteriormente veio a se tornar a ABCZ.

Uma das novidades deste ano é a mostra do acervo da Central VR. “Trata-se de um dos grandes nomes quando se fala em melhoramento genético, atualmente. Disponibilizamos uma sala inteira do museu para expor as peças que contam esta história”, revela a coordenadora pedagógica do Museu do Zebu, Maria Goretti dos Santos.

Cerca de 100 pessoas são esperadas para a abertura da mostra. A exposição poderá ser visitada durante toda a feira e a entrada é gratuita. As escolas podem agendar as visitas pelo telefone (34) 3319-3879.

Livro

Durante a abertura da Mostra do Museu do Zebu também será lançada uma reedição do livro “ABCZ História e Histórias”, publicada originalmente em 1984 e atualizada em 2001. Para este ano, por conta do centenário da entidade, o livro ganha novo nome: “ABCZ: 100 anos de História e Histórias”.

“Um exemplar do livro será autografado pelas autoras, Maria Antonieta Borges Lopes e Eliane Mendonça Marquez Rezende; além do presidente curador do Museu do Zebu, Jairo Machado Borges; do gerente do museu, Thiago Riccioppo; e dos patrocinadores da mostra. Este livro também ficará exposto para os visitantes”, acrescenta Goretti.

Dona Olinda

Dentro da programação desta quinta-feira ainda está a inauguração do busto de Olinda Arantes Cunha, cuja trajetória de vida se confunde com a própria história do zebu. O trabalho que ela desenvolveu após o falecimento do marido, Vicente Rodrigues, influenciou na importação do gado da Índia, em 1962, e consequentemente na evolução do rebanho nacional.

O monumento feito de bronze tem 60 centímetros de altura e foi desenvolvido pelo artista plástico Mário Pitanguy, do Rio de Janeiro. A obra levou cerca de quatro meses para ficar pronta. O evento será às 17h, na rua Dona Olinda, no Parque Fernando Costa.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar