ABCZ participa de painel sobre Selo de Integridade do MAPA
Por Mário Sérgio Santos
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foi uma das entidades participantes do painel sobre o Selo de Integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O evento teve como objetivo debater o selo que funciona como uma espécie de chancela do órgão, sendo concedido a empresas e entidades do agronegócio que, reconhecidamente, desenvolvem boas práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade.
A atividade aconteceu na sede da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília (DF), e contou com a participação do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, a diretora de Relações Internacionais, Ana Cláudia Mendes Souza, e a Procuradora Jurídica Adjunta e Chefe Adjunta de Compliance da ABCZ, Nayara Passos Alves.
“Foi uma oportunidade extremamente proveitosa, pois além de saber mais sobre o selo de integridade do MAPA, estreitamos as relações com o coordenador do Comitê de Integridade do MAPA, Cláudio Torquato, e a coordenadora-geral de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Carolina Carballido, que se comprometeram a visitar nossa entidade, aproximação importante ainda mais na segunda etapa da implantação e consequente lançamento do Selo de Integridade da ABCZ”, revela Nayara.
O secretário executivo do Ministério, Marcos Montes, que também participou do evento, destacou a importância do Selo. “Todos devem ser merecedores desse selo. É de todos a responsabilidade de virar a página da corrupção, de mostrar ao mundo que o Brasil é um país integro, e que essa credibilidade vai proporcionar aos produtores a oportunidade de crescer cada vez mais, de produzir e de vender seus produtos internamente e internacionalmente”, declara ele.
Compliance. O Selo de Integridade da ABCZ faz parte do projeto ‘ABCZ + Integridade’, lançado em março de 2018. O projeto reúne um conjunto de normas e procedimentos que tem por objetivo identificar e reprimir comportamentos de improbidade, mapeando zonas de risco, e visando a atuação ética entre os colaboradores, diretores e prestadores de serviço.
Entre as ferramentas instituídas no programa está um Comitê presidido por Dr. Cláudio Fontoura, Procurador Jurídico Geral e Chefe de Compliance da ABCZ, e composto pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, o diretor Administrativo, Rivaldo Machado Borges Jr., o diretor Jurídico, Marcos Antônio Gracia, e o superintendente geral da entidade, Jairo Furtado.