12 DE ABRIL DE 2019. POR FAEZA REZENDE

NOTA OFICIAL: ABCZ reconhece importância da APEX

Às vésperas de mais uma edição da ExpoZebu, maior feira zebuína do mundo, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)  manifesta publicamente sua indignação e preocupação face à nota editorial publicada pelo site ‘O Globo’ em que se recomenda a extinção da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), questionando sua real atuação.
Ao contrário do que induz o veículo de comunicação, a Apex tem sido peça chave na abertura de novos mercados para os produtos brasileiros, em especial para a genética bovina brasileira.  ABCZ e Apex somam uma parceria exitosa de 16 anos de trabalho (desde a fundação da agência), que, sem dúvida, foi imprescindível para que nossa pecuária conquistasse o mundo tropical e se tornasse, hoje, referência mundial.
ABCZ e APEX, em conjunto, trabalham incansavelmente em prol da ampliação do mercado internacional para o pacote tecnológico da pecuária brasileira. E, assim, juntas, geramos empregos, colaboramos com o avanço do PIB e movimentamos, como um todo, a cadeia produtiva de ponta a ponta. E os resultados são palpáveis. Entre eles, o incrível desempenho da nossa genética no exterior: só em 2018, as exportações de sêmen bovino cresceram 22%, segundo o relatório da ASBIA.
Inclusive, com o apoio da Apex, nesta próxima edição da ExpoZebu receberemos um grande número de clientes e investidores internacionais, que vem ao Brasil para efetivar negócios com empresas e criadores brasileiros com o intuito de potencializar a pecuária de seus países e, com isso, produzir alimentos de qualidade e com eficiência para a sua população.
Mais uma vez, tornamos público nosso apoio a Apex e nosso orgulho dessa parceria. Agradecemos, em nome da ABCZ, dos nossos associados e da pecuária brasileira, o empenho de toda a equipe da Apex-Brasil, que há 16 anos, contribui para o avanço de nosso setor, apoiando os mais de três milhões de produtores rurais brasileiros que direta ou indiretamente são beneficiados por meio de exportações de genética, animais, produtos e serviços do nosso setor.