Filhos de Grandes Campeões da ExpoZebu serão genotipados
Feira inova em oferecer genotipagem para todos os animais em exposição e premiar os grandes Campeões com a garantia do mapeamento genômico para os 100 primeiros filhos por IA
A ExpoZebu 2019 comemora os 100 anos da ABCZ e comprova que a entidade está de olho no futuro e busca ainda mais evolução para os zebuínos para os próximos centenários. Afinal, foi divulgado hoje (28) um grande projeto que servirá como incentivo à genotipagem de touros. A Associação patrocinará a genotipagem de todos os animais participantes de avaliação na 85ª ExpoZebu, inscritos no PMGZ. A iniciativa prevê ainda um prêmio especial para os Grandes Campeões.
“Os filhos dos touros Grandes Campeões da ExpoZebu serão genotipados, subsidiados pela ABCZ. Receberão a genotipagem os 100 primeiros descendentes diretos, por Inseminação Artificial, FIV ou TE, de cada um dos representantes das nove raças. É um número muito alto de progênies mapeadas. Isso implica em obter resultados de avaliação genética em menor tempo e com maior confiabilidade, resgatando e renovando, em determinado nível, o interesse por esses genitores”, detalha Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.
A ação da ABCZ vai contribuir para o aumento da percepção de valor pelo mercado dos touros grandes campeões da Expozebu e aumentar a velocidade de avaliação genética desses reprodutores. “A genômica desponta como um processo chave para acelerar o progresso genético das raças zebuínas e a Associação está engajada em utilizá-la e estimular seu uso com foco no avanço do nosso Zebu”, completa.
Esta será a primeira ExpoZebu, após o lançamento oficial do PMGZ Genômica pela ABCZ, com a divulgação dos primeiros resultados do genoma. Atualmente, em nosso banco já constam dados de mais de 49 mil animais genotipados e de amostras prontas para genotipagem. Assim, os genótipos, que serão obtidos com esta ação durante a feira, serão incorporados à base de dados do Programa de Melhoramento da entidade para obtenção dos valores genéticos genômicos e serão realizados de acordo com a ordem cronológica de nascimento dos animais, conforme comunicações dos criadores.
Para que tenham acesso a este processo de genotipagem, o proprietário do reprodutor, assim como o criador que utilizar o sêmen, deverão ser participantes do PMGZ 2 e os touros Grandes Campeões deverão estar classificados até DECA 2 no PMGZ em 2019 .
Vale destacar que o criador que não for participante do PMGZ 2 e aderir ao programa durante a ExpoZebu terá igualmente direito a participar desse programa.
“É um grande projeto para comemorar nossos 100 anos e mostrar nossa preocupação com os próximos 100 anos de evolução das raças zebuínas. A ABCZ centenária é moderna, conectada às novas tecnologias e ao futuro da pecuária”, completa Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.