Parceiros do ?Integra Zebu? discutem ações para implantação do programa
Representantes da ABCZ, Embrapa e outras entidades do setor se reuniram na manhã desta quinta-feira (21) para discutirem ações prática de implementação do ‘Integra Zebu’. O programa, que irá trabalhar a importância das pastagens no processo de melhoramento genético da pecuária, será lançado oficialmente durante a 85ª ExpoZebu, mas os principais parceiros da iniciativa já puderam conhecer hoje mais detalhes.
“O objetivo principal do programa é promover ações de transferência de tecnologia de sistemas de produção sustentáveis, que preconizem a baixa emissão de carbono, além de sistemas de integração e manejo correto das pastagens. Hoje nós apresentamos o que o ‘Integra Zebu’, de fato, pretende, como será feito, quais as metas pretendemos atingir e o que será feito para conseguirmos isso”, destaca Giovana Maciel, pesquisadora da Embrapa.
Além da apresentação feita pela Embrapa, o encontro foi uma oportunidade de discutir os impactos e a expectativa de resultados. De acordo com o diretor da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, que coordenou a reunião, a ideia é de que o ‘Integra Zebu’, caminhe de mãos dadas com o Pró-Genética. “Não adianta colocarmos apenas um touro melhorador dentro da propriedade, se não tem uma alimentação adequada para esse animal, como também para as fêmeas. Nesse sentido o ‘Integra Zebu’ veio para melhorar. Nosso objetivo é fortalecer esse trabalho que já feito pelo Pró-Genética e também melhorar as pastagens do Brasil”, ressalta ele.
A reunião contou ainda com a presença de representantes da Emater, Epamig e Agronelli, diretamente envolvidos no programa, e do pesquisador João Kluthcouski, que possui mais de quarenta anos de experiência na Embrapa, e participou oferecendo uma espécie de consultoria. “São iniciativas como essa que o Brasil precisa. Nós temos técnica e tecnologia para mudar todo o panorama de pastos degradados em qualquer tipo de propriedade, mas precisamos de ação. Eu estou muito feliz porque esse programa vai realmente trazer um fruto muito importante para o país”, elogia.