Juiz de Direito participa de capacitação de Compliance da equipe ABCZ
Produzido por Faeza Rezende
O Juiz de Direito aposentado e autor de diversos livros, Doutor Jurandir Sebastião, proferiu palestra nesta quarta-feira (6) para mais de 200 colaboradores da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), do Museu do Zebu e da Fazu O evento, realizado no Salão Newton Camargo Araújo com o tema “Responsabilidade Civil”, faz parte da capacitação contínua do programa de Compliance, instituído no ano passado.
O evento foi organizado pelo Procurador Jurídico Geral e Chefe de Compliance da ABCZ, Dr. Claudio Julio Fontoura. “Fizemos uma agenda para o ano, com a participação de grandes nomes do direito, para realizarmos um treinamento de altíssimo nível e contínuo”, afirma.
O primeiro da série de convidados, Jurandir Sebastião, é Juiz de Direito aposentado, autor de várias obras na área do Direito, foi Coordenador Editorial da Revista Jurídica UNIJUS, da Universidade de Uberaba, de 2004 a 2010, e diretor do Curso de Direito da Universidade Presidente Antonio Carlos, de 2010 a 2012.
Durante a palestra, Dr. Jurandir ressaltou o conceito de compliance e a importância de sua aplicação efetiva no dia-a-dia das instituições e rotina da população. “O grande detalhe da boa administração é bem utilizar os recursos disponíveis, porque os recursos são sempre escassos, e se não forem escassos, nem por isso podem ser desperdiçados”, afirmou.
Compliance. Lançado em março de 2018, o ‘ABCZ + Integridade’ reúne um conjunto de normas e procedimentos que tem por objetivo identificar e reprimir comportamentos de improbidade, mapeando zonas de risco, visando a atuação ética entre os colaboradores, diretores e prestadores de serviço. Entre as ferramentas instituídas dentro do programa estão um Comitê presidido por Cláudio Fontoura, e composto pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, pelo diretor Administrativo, Rivaldo Machado Borges Jr., pelo diretor Jurídico, Marcos Antônio Gracia, e pelo superintendente geral da entidade, Jairo Furtado.