Representantes da ABCZ visitam fazenda São José em comemoração dos 140 anos da linhagem Lemgruber
Criação mais antiga de Nelore do Brasil começou as importações em 1878
No último sábado (10), representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) visitaram a fazenda São José, no município de Carmo (RJ), em comemoração dos 140 anos da linhagem Lemgruber, a mais antiga criação de Nelore do Brasil.
A ABCZ foi representada pelos técnicos Eliana Rezende, Marcelo Leite e Renato Chalub, além do gerente de melhoramento genético, Lauro Fraga. Estiveram presentes, ainda, os conselheiros Luiz Adilson Bon e Marcos Henrique Alves.
Os visitantes foram recebidos pelo criador responsável pela fazenda, Paulo Lemgruber, o atual patriarca da linhagem, e a sua filha, Cláudia Lemgruber, que também atua como conselheira da ABCZ na Bahia.
O encontro também reuniu diversos criadores, além de parceiros e amigos da família Lemgruber, para prestigiar a data que marca o aniversário de um dos momentos mais notáveis da história do gado Nelore no Brasil – a importação dos primeiros animais da raça.
Nos dias de hoje, a linhagem Lemgruber ainda tem uma presença significativa nos rebanhos Nelore em nível nacional. A criação é comandada, além da família, pelos criadores Eduardo Penteado Cardoso, Sônia de Paula e a família Strang, em rebanhos de todo o país.
De acordo com Lauro Fraga, a linhagem mantém a sua importância para a pecuária nacional. “Hoje, mais de 60% dos touros Nelore em centrais possuem sangue da linhagem. Destaca-se o trabalho sério que a família Lemgruber desenvolve até hoje, sempre em busca das características naturais do Nelore, como a docilidade, a habilidade materna e o ganho de peso a pasto”, conta.
Durante a visita, os presentes puderam acompanhar a história da criação de gado Nelore da família, contada por Paulo Lemgruber. Para a sua filha, Cláudia, o encontro de criadores e amigos para prestigiar os 140 anos da linhagem representa, acima de tudo, a comprovação de um bom trabalho.
“É muito emocionante, para nós, perceber como os criadores dão continuidade à saga da nossa família, dedicada à preservação daquilo que os nossos antepassados lutaram para conquistar. Hoje, o Zebu é o maior representante da pecuária nacional e até mundial. Estar entre amigos e familiares, todos unidos em prol de um momento tão importante, é muito bom”, comemora Cláudia.