Nova diretoria toma posse no Museu do Zebu
O auditório do Museu do Zebu ficou lotado na noite de ontem (1), durante a solenidade de posse dos Conselhos Deliberativo, Curador e Fiscal do Museu do Zebu ‘Edilson Lamartine Mendes’ para o biênio 2018-2020. A nova diretoria foi empossada pelo presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, em uma ecrimônia acompanhada pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, pela primeira-dama da cidade, Heloísa Piau, entre outras autoridades.
Para o biênio 2018-2020, assumirá a presidência do Conselho Curador o superintendente geral da ABCZ, Jairo Machado Borges Furtado; como tesoureiro, Eduardo Nogueira Borges e como secretário Gilberto de Oliveira Dias. No Conselho Deliberativo, permanece na presidência Gustavo Laterza de Deus, que também é gerente regional da EMATER/MG; ele tem ao seu lado a diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Claudia Mendes Souza, e Luis Fernando Finhold Rocha. O Conselho Fiscal terá a partir de agora como membros Oscar José Caetano de Castro, Ilza Helena Kefálas Oliveira e Leonardo Moraes Bittar, já Eliana Mendonça Marquez de Rezende, Maria Antonieta Borges Lopes e Dionir Dias de Oliveira foram empossadas como representantes da comunidade.
Durante a cerimônia, a presidente do Conselho Curador biênio 2016-2018, professora Dionir Dias de Oliveira, destacou os projetos realizados durante sua gestão. “O balanço que a gente faz desta última administração é uma equipe engajada, comprometida e buscando cada vez mais que o Museu abrisse as suas portas para eventos diversos, que possam promover a melhoria das pessoas em todas as idades, dos pequenininhos até a melhor idade, o Museu tem feito a contribuição para que haja um desenvolvimento pessoal em relação ao nosso foco principal que é a importância das raças Zebuínas para produção de carne e de leite e tudo o que tem no entorno disso. Foram diversos eventos participando ativamente colocando o Museu cada vez mais de portas abertas para a comunidade”.
Por sua vez, o novo presidente do Conselho Curador, Jairo Machado Borges Furtado, destacou os projetos que serão desenvolvidos no futuro do Museu nesta nova etapa. “O nosso objetivo maior é a ampliação do museu, e isso demanda duas coisas: um projeto arquitetônico e um projeto relativo ao próprio museu, para decidirmos o que será exibido nesse espaço ampliado. Para nós, é muito importante que o museu preserve as características arquitetônicas do parque, e queremos fazer uma ligação muito forte entre a história e as pessoas – afinal, não existe história sem heróis”, conta.
Além disso, Jairo ressalta a importância de entender o Museu do Zebu como um benefício para a população. “Queremos utilizar o Museu como instrumento para a promoção turística em Uberaba, e também de integração social, especialmente entre os jovens, para que eles conheçam e valorizem a sua terra. Vamos mostrar que o nosso orgulho aqui é a revolução da pecuária brasileira, chamada Zebu”, conclui.