Português
03 DE SETEMBRO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Nota de pesar pelo incêndio no Museu Nacional

Nota de pesar pelo incêndio no Museu Nacional

O Museu do Zebu ‘Edilson Lamartine Mendes’, lamenta profundamente o incêndio que atingiu na noite de ontem (02), o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro.

O Museu era a instituição científica mais antiga do país, tinha 200 anos e possuía mais de 20 milhões de itens catalogados, e abrigava todo o acervo de achados arqueológicos e paleontológicos do país. Entre os itens estava o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas e tesouro arqueológico nacional, e o maior meteorito já achado no país. O local foi residência da família real e sede da 1ª Assembleia Constituinte do Brasil. O Museu também servia de base e apoio para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O acervo contava a nossa história, de um legado da humanidade com peças de milhões de anos. É uma perda inestimável para a memória e patrimônio. O Museu do Zebu se solidariza com os técnicos, professores, pesquisadores, colecionadores e apoiadores que ajudavam a manter o maior acervo museológico da América Latina.

 

Uberaba, 03 de setembro de 2018.

 

Direotira do Museu do Zebu ‘Edilson Lamartine Mendes’.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar