ExpoGenética 2018: Divulgado o resultado do Concurso Leiteiro de Fazenda
POR THAIS FERREIRA
Foi divulgado na tarde de hoje (23), o resultado da 4ª edição do Concurso Leiteiro de Fazenda. Neste ano, o torneio teve a participação de 14 matrizes das raças Gir, Guzerá, Guzolando e Sindi. Os animais participantes, mais uma vez, foram divididos por raças e classes de idade, sendo ‘Vaca Jovem’ para as matrizes com menos de 40 meses, e ‘Vaca Adulta’ para aquelas com idade superior a da categoria anterior. A duração de lactação das matrizes participantes estava compreendida de 30 a 90 dias, com média de 48 dias.
O período total do concurso foi de 18 dias, em que 13 dias foram para adaptação e os outros cinco para prova efetiva. O concurso contou com duas ordenhas diárias, em todas as ordenhas foram coletas amostras individuais para análise de composição do leite em percentuais (gordura, proteína, lactose, sólidos totais e sólidos não gordurosos), além de contagem de células somáticas. A premiação levou em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST).
“Buscamos valorizar a produtividade das raças zebuínas, em condições naturais de produção, acessíveis a qualquer produtor de leite. E também valorizar realmente o que vale dentro do leite, que são seus sólidos”, comenta Eduardo Falcão, diretor da ABCZ, responsável pelo PMNGZ Leite.
Na raça Gir, a grande campeã foi CONDESSA FIV BASF, do expositor Brasilino Ribeiro da Silva, que registrou produção total de 127,45 kg/leite, corrigida para sólidos totais e produção média de 25,49 kg/leite, corrigida para sólidos totais. A reservada grande campeã foi HARMONIA GROTADAS, do expositor Tomaz de Aquino Resende, com produção de 118,44 kg/leite corrigida para sólidos totais e produção média de 23,68 kg/leite corrigida para sólidos totais. A matriz INAE GROTADAS recebeu o título de melhor úbere (vaca adulta).
Já na raça Guzerá, a grande campeã da categoria vaca adulta foi à fêmea GELATINA CAMARÃO, do expositor Joel Magno dos Santos, que registrou produção total de 104,25 kg/leite corrigida para sólidos totais e produção média de 20,85 kg/leite corrigida para sólidos totais. Esse é o segundo ano que a matriz participa do Concurso Leiteiro de Fazenda, na 2º edição do torneio, a fêmea foi à reservada grande campeã da categoria.
Na raça Guzolando, a grande campeã foi a matriz CRIOLA CAMARÃO, do expositor Joel Magno dos Santos, que registrou produção total de 175,42 kg/leite corrigida para sólidos totais e produção média de 35,08 kg/leite corrigida para sólidos totais.
Na raça Sindi, a grande campeã da categoria vaca jovem foi a matriz GEMA FIV JNB, do expositor Ronaldo Andrade Bichuette, que registrou produção total de 19,08 kg/leite corrigida para sólidos totais e produção média de 3,82 kg/leite corrigida para sólidos totais.
“Tivemos um crescimento muito grande do número de fêmeas participantes. Foi quase o dobro do que o do ano passado. E eu espero que os criadores continuem participando cada vez mais. Aqui, nós temos oportunidade de mostrar toda a superioridade genética e o potencial do Zebu leiteiro”, conclui Mariana Alencar, gerente do PMGZ Leite.