Português
20 DE AGOSTO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

?Evolução do status para livre de febre aftosa sem vacinação? encerra a manhã de debates técnicos

?Evolução do status para livre de febre aftosa sem vacinação? encerra a manhã de debates técnicos

O ciclo de palestras técnicas da 11ª ExpoGenética foi encerrado com a conferência, ‘Evolução do status para livre de febre aftosa sem vacinação – Plano estratégico’, ministrada por Plínio Leite Lopes, coordenador do grupo técnico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) 2017/2026 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A palestra foi aberta com os reflexos da certificação que conferiu ao Brasil o status de livre da febre aftosa com vacinação, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em maio de 2018. Em seguida, foi apresentado o Plano Estratégico do PNEFA 2017 – 2026, que tem como objetivo principal criar e manter condições sustentáveis para garantir o status de país livre da febre aftosa e ampliar as zonas livres sem vacinação, protegendo o patrimônio pecuário nacional e gerando o máximo de benefícios aos envolvidos e à sociedade brasileira.  O programa foi organizado didaticamente em 16 operações, compostas por 102 ações a serem executadas entre 2017/2026.

O Plano Estratégico do PNEFA 2017 – 2026 foi elaborado sob a coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e tem o apoio e a parceria de entidades privadas como a Confederação Nacional da Agricultura, a ABCZ, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal e a Universidade de São Paulo (USP).

O coordenador do grupo técnico do PNEFA destacou a importância do envolvimento de todos os envolvidos na cadeia produtiva. “Nós temos na nossa história da erradicação da febre aftosa essa grande parceria entre setor público e setor privado, formada com mais solidez a partir da década de 90, ela precisa cada dia mais ser fortalecida e ir se consolidando cada vez mais. Toda essa união de esforços é fundamental para que tenhamos um sistema vigilante, sensível e rápido na sua atuação”, afirmou Plínio Leite Lopes.

 A programação da ExpoGenética 2018, aberta oficialmente no último sábado (18), estende-se até o próximo domingo (26), com diversas ações que discutirão, no decorrer da semana, o presente e o futuro do melhoramento genético do gado zebuíno, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar