Português
20 DE AGOSTO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

Feira do Pró-Genética é destaque durante e ExpoGenética 2018

Feira do Pró-Genética é destaque durante e ExpoGenética 2018

Pela primeira vez, a programação da ExpoGenética inclui a realização de uma feira do Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Brasileiro), programa coordenado pelo diretor Rivaldo Machado Borges Júnior. Até sexta-feira (24), os produtores que passarem pelo Parque Fernando Costa têm a oportunidade de negociar a compra de 21 exemplares geneticamente avaliados das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.
O objetivo é aproveitar o movimento característico da ExpoGenética para disseminar a comercialização de animais com a segurança da genética comprovada, segundo explica o gerente do Pró-Genética, Lauro Fraga. “Tradicionalmente, esta é a semana com o maior número de leilões, com o maior preço médio e, com a feira, os animais que estão aqui trazem todas as garantias do Pró-Genética, que são os registros genealógicos, exames sanitários e, é claro, a avaliação genética muito boa, até top 20%”, afirma o gerente.
Desde a criação do programa em 2006, o Pró-Genética aumentou em mais de 90% as vendas de animais durante as feiras, que são realizadas em todo o país.  Carlos Itamar, gerente da Agropecuária Capeba, no norte de Minas Gerais, faz parte dessa história desde 2007, ano em que começou a vender exemplares da raça Tabapuã nas feiras do programa. “É uma oportunidade a mais para vender e disseminar a raça e o nome da nossa fazenda”, conta.
A necessidade de investir na ampliação do acesso a touros PO é sustentada por dados de entidades como a Asbia (Associação Brasileira de Inseminação Artificial) que revelam que 75% das matrizes nacionais são cobertas por touros comuns. Para Lauro Fraga, a utilização de um touro PO representa um benefício expressivo para o pequeno produtor.
“O uso de um touro de qualidade é um grande passo. Assim, se produzem bezerros mais pesados, fêmeas com menor intervalo de parto, mais eficientes e mais produtivas. Queremos mostrar ao produtor que nunca usou um touro PO que ele consegue, sim, realizar essa compra, e ainda obter lucro com esse investimento”, conclui.





A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar