Português
17 DE AGOSTO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ExpoGenética 2018 começa neste sábado (18), celebrando os 50 anos do PMGZ

ExpoGenética 2018 começa neste sábado (18), celebrando os 50 anos do PMGZ

A maior feira de animais avaliados do país será aberta oficialmente amanhã (18), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), com uma programação marcada por importantes celebrações e novidades. A começar pelo tema central do evento, que vai comemorar os 50 anos do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ).

“A ExpoGenética já tem, como objetivo central, promover um grande debate sobre o melhoramento genético do Zebu. Dessa forma, não teríamos  momento mais oportuno para celebrar os 50 anos do PMGZ, do que essa grande feira”, ressalta Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

A comemoração usa, como marco inicial, a criação do Controle de Desenvolvimento Ponderal (CDP), que foi a primeira prova zootécnica lançada pela ABCZ dentro do que hoje é o PMGZ. “Foi um avanço muito importante, já que tudo aquilo que antes era feito apenas por avaliação visual, e teve seus resultados, claro, ganhou novos instrumentos para a identificação dos melhores animais de um rebanho”, destaca Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Para se ter ideia do impacto do PMGZ na pecuária brasileira, desde a criação do programa até o fim do primeiro semestre desse ano, mais de 13 milhões de animais já foram avaliados no PMGZ Corte, enquanto outros 215.4 mil passaram pelo PMGZ Leite. Além de celebrar esses números, a feira, mais uma vez também abre espaço para outros programas de melhoramento genético desenvolvidos no país.

“Nossa expectativa para a ExpoGenética 2018 é de uma grande participação de todos esses programas, e a participação também de criatórios que trazem o que de melhor realizam em seus rebanhos, no que diz respeito a melhoramento. Em relação à ABCZ e PMGZ, nós iremos lançar simultaneamente, em conjunto com a Embrapa Gado de Corte, as avaliações genéticas da raça Nelore. Essa será uma das grandes novidades previstas para esse ano, já que será o ápice do lançamento dos sumários de touros de diversos programas de melhoramento”, destaca Valdecir Marin, diretor Técnico da ABCZ.

Programação. A abertura oficial da ExpoGenética 2018 acontece às 10h, no Praça das Bandeiras, no Parque Fernando Costa. A cerimonia, mais uma vez, irá reunir autoridades políticas e lideranças do agronegócio, além de profissionais, pesquisadores e técnicos do setor. A solenidade conta ainda com o tradicional hasteamento das bandeiras do Brasil e Unidades Federativas, com a participação de oficiais e atiradores do Tiro de Guerra, e do Coral Cidade de Uberaba.

Saiba mais sobre a ExpoGenética 2018:

PNAT. A edição 2018 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) é marcada por novidades! A primeira delas é o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), que se tornou etapa obrigatória para todas as raças participantes. A prova, que teve duração de 93 dias, foi realizada na Fazu. Dos 117 animais participantes, 53 touros, das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, foram classificados e já estão no Parque Fernando Costa para a votação dos Técnicos da ABCZ, criadores e profissionais de Ciências Agrárias. Outra novidade no programa é a possibilidade de os avaliadores analisarem todos os animais em movimento. Além da tradicional exposição nos currais montados no Pavilhão Multiuso, todos os touros serão apresentados em um palco, um dia antes da votação, que acontece na próxima quarta-feira (22). Ainda na lista de novidades do programa está o ‘Leilão Touros PNAT 2018’, onde todos os criadores com animais participantes do programa poderão ofertar os touros. Essa, que é a primeira edição do remate, acontecerá no dia 24 de agosto, às 13h30 horas, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.

Feira do Pró-Genética. Visitantes da ExpoGenética 2018 também terão oportunidade de adquirir animais comprovadamente melhoradores, por meio do Pró-Genética. A feira acontece no pavilhão 22, e reúne 21 exemplares das raças Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho e Tabapuã.

Prêmio ‘Cláudio Sabino de Carvalho’. O prêmio criado pela ABCZ em 2011, mais uma vez faz parte da programação da ExpoGenética. Dessa vez, 10 matrizes participam do concurso, que tem como objetivo destacar aquelas que apresentam o melhor histórico reprodutivo dos últimos anos.

Palestras técnicas. Mais uma vez uma programação de palestras e debates técnicos também foi desenvolvida para a ExpoGenética. No dia 20 de agosto, no Tatersal Rubico Carvalho, a cadeia produtiva da carne entra em pauta. Abrindo os debates, às 9h, o Dr. Jaime Urdapilleta Tarouco - Zootecnista pela PUC do RS, doutor em Zootecnia pela UFRGS e Pós-Doutor pela FZEA-USPSP, fala sobre ‘A Evolução da Ultrassonografia de Carcaça no Brasil’. Logo depois, às 10h, o tema ‘Tendência do Mercado da carne bovina na nova sociedade mundial’ será abordado por Eduardo Lunardelli Novaes, Administrador de Empresas, formado pela EAESP/FGV com MBA pelo INSEAD.

A programação conta ainda com a participação de Plínio Leite Lopes, coordenador do PNEFA / MAPA, que irá proferir palestra sobre a ‘Evolução do status para livre de febre aftosa sem vacinação – Plano estratégico’.

Concurso Leiteiro de Fazenda: O Concurso Leiteiro de Fazenda, que chega à sua 4ª edição durante a ExpoGenética 2018, reúne dessa vez 15 matrizes das raças Gir, Guzerá, Guzolando e Sindi. Após 18 dias de prova, sendo 13 para adaptação e os outros cinco para prova efetiva, os animais já estão no Parque Fernando Costa. Eles permanecem expostos para visitação no Pavilhão 18 até o dia 23, quando será entregue a premiação que levará em conta o Leite Corrigido para Sólidos Totais (LCST). A solenidade está prevista para as 16h, no Pavilhão Multiuso.

ExpoMaq. Com a proposta de uma feira dentro da feira, a ‘ExpoMaq- Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas’, reúne uma série de novidades em maquinas, equipamentos e implementos agrícolas. Além de conhecer todos os lançamentos, os visitantes poderão adquirir produtos por meio de linhas de crédito especial, como o Pronaf e Pronamp. Voltada para o pequeno e médio produtor rural, a feira acontece de 20 a 24 de agosto, com o apoio do Sindicato Rural de Uberaba, Emater, Certrim, Banco do Brasil, Banco Santander e Sicoob, além das empresas que apresentarão as inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio.

‘ABCZ Mulher’. Antecipando a abertura oficial da ExpoGenética, nesta sexta-feira (17) a ‘ABCZ Mulher’ promoveu, no Parque Fernando Costa, uma ação inédita de combate ao Câncer de Mama e de Colo de Útero, além de orientações de prevenção ao Diabetes e para uma vida saudável. A atividade foi executada por meio de parceria com o Hospital de Amor de Barretos (antigo Hospital de Câncer), Hospital Dr. Hélio Angotti e Hospital Universitário de Uberaba. Também durante a ExpoGenética, a comissão promove o ‘1º Encontro ABCZ Mulher’, que contará com especialistas em Direito, História Social e Agronegócio. A lista consta de nomes como Teka Vendramini, pecuarista e diretora da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Homenagens. A 11ª edição da ExpoGenética também será marcada por grandes homenagens. Criado no ano passado, dessa vez o ‘Mérito ExpoGenética’ irá homenagear 18 personalidades que contribuíram diretamente para o melhoramento genético das raças zebuínas. A lista traz técnicos, entidades, criadores e seleções.

A recém-criada comissão ABCZ Mulher também promove homenagens durante a feira. Ao todo, 14 mulheres profissionais que desempenham ou desempenharam papéis de destaque em suas respectivas ocupações no agronegócio brasileiro irão receber a comenda.

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar