Começa 3ª edição da PGP a pasto Amigos do Nelore
Pesagem de entrada já foi realizada; prova terá a duração de 10 meses
Já começou a 3ª edição da ‘PGP a pasto Amigos do Nelore’. No dia 31 de julho, os animais inscritos, pertencentes a 14 criadores dos estados de Minas Gerais e São Paulo, passaram pela Pesagem de Entrada. A prova busca identificar os animais mais adequados para promover o melhoramento genético nos rebanhos, e estende-se por 10 meses.
A PGP é o resultado de uma parceria entre a ABCZ e o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, a Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), a Unipam (Centro Universitário de Patos de Minas), com apoio da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), DSM Tortuga e Ourofino.
O objetivo do evento é retratar a realidade da recria em todas as fazendas da região. A prova promove a interação entre os criadores e as instituições de pesquisa, fornecedores e outros. A partir dos resultados obtidos nas avaliações, são identificadas as linhagens mais produtivas, na iniciativa de melhorar a genética dos rebanhos de seleção e comerciais.
Para o presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Elhon Cruvinel, a expectativa para a terceira edição está de acordo com os resultados conquistados nos anos anteriores do projeto. “Sem dúvida nenhuma, a PGP é extremamente importante para que os produtores da nossa região tenham mais condições de investir da forma mais eficiente no melhoramento genético e na avaliação de seus animais. A presença de tantos parceiros de valor também é um diferencial indiscutível”, ressalta.
O diretor da ABCZ e vice-presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Fabiano Mendonça, também destaca a importância da prova. “O envolvimento dos criadores é grande e a qualidade dos animais também. A cada edição, é mais perceptível o resultado de investimento em melhoramento genético que esses criadores desenvolvem há um tempo. Temos certeza que será mais uma edição de sucesso”, comenta.
A expectativa de quem participa não é diferente. O criador Paulo Kober, participante da PGP Amigos do Nelore desde a primeira edição, teve um de seus touros classificado em 2º lugar no último evento e atua, agora, como Gestor da edição de 2018/2019. Para ele, a objetividade da prova é o grande benefício.
“Enxergo a prova como uma forma de mensurar o resultado do seu trabalho na fazenda. Como se trata de uma atividade que envolve muitos fatores – acasalamento, manejo, nutrição –, é muito positivo contar com uma prova objetiva, simples, prática e de custo baixo para averiguar se esse trabalho está bem direcionado. É um sistema democrático, em que todos os animais são sujeitos às mesmas condições. Tivemos ótimos resultados na segunda edição e esperamos repetir o desempenho neste ano”, considera o criador.
O veterinário da Epamig, Dr. André Penido, explica que a prova contempla avaliações de genótipo e também de fenótipo. “A importância da PGP para o criador é que ela permite saber quais são os animais mais indicados para o rebanho a campo. São avaliados elementos como ganho de peso, circunferência escrotal, morfologia, carcaça e fertilidade. Tudo isso é essencial para aumentar a rentabilidade do rebanho”, descreve.
Ruy Verneck, presidente da Epamig, também salienta o valor da união de todos os parceiros participantes. “Nos sentimos muito honrados por poder contribuir para a missão de aprimorar o melhoramento genético dos rebanhos brasileiros. Com a presença de tantos parceiros importantes do setor, a visibilidade do evento é muito significativa e nos permite apresentar resultados ainda melhores”, avalia o presidente.
A PGP também é útil para criadores que iniciaram há pouco tempo na pecuária. É o caso de Carlos Juliano, que, apesar de dar continuidade à criação do rebanho de Nelore Mocho do seu pai, na Fazenda Bom Sucesso, em Francisco Sá (MG), apenas assumiu a liderança da fazenda e suas 400 cabeças recentemente. Ele explica que a prova será muito importante para o melhoramento genético do seu rebanho.
“O meu pai já trabalhou mais de 45 anos com Nelore Mocho, e todos os animais que inscrevemos no evento são descendentes do rebanho dele. Estamos muito esperançosos com os resultados dos nossos animais. A PGP é uma forma excelente de entender em que áreas é possível melhorar os programas de aprimoramento genético, com todo o auxílio de fortes parceiros”, afirma.
A próxima pesagem oficial dos animais participantes da 3ª PGP a pasto Amigos do Nelore acontece no dia 9 de outubro deste ano.