Seleção VRJO doa material genético para o Projeto Genômica ABCZ
O ex-presidente da ABCZ, proprietário da marca VR JO, José Olavo Borges Mendes, formalizou esta semana a doação de mais de 200 amostras de material genético para o Projeto Genômica da entidade. As doses de sêmen já estão com a equipe técnica e serão enviadas para o laboratório para extração do DNA e procedimento da genotipagem dos animais.
“É um projeto interessante, fundamental para dar prosseguimento ao nosso Programa de Melhoramento Genético. Então, quando vi que precisavam de material genético, resolvi fazer a doação. Inclusive, grande parte vem de uma herança do meu sogro, e são de animais que já morreram e deixaram um legado importante para a pecuária”, comenta José Olavo, fazendo referencia ao grande Torres Homem Rodrigues da Cunha, pioneiro que, no início do século XX criou a marca VR, que é uma das mais tradicionais da pecuária zebuína no Brasil.
O Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, destaca a importância da doação. “É um grande e importante volume que, com certeza, irá contribuir para o sucesso do projeto. Estamos muito felizes com a adesão dos criadores, o número de doações é grande e estamos a pouco de atingir nossa meta”, comemora, informando ainda que, com a doação de José Olavo, a ABCZ soma mais de 20 mil amostras coletadas. Para essa primeira fase do projeto Genômica, serão avaliadas 23.914.
Todas as informações recebidas pelo Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da ABCZ, após as devidas validações, serão incluídas nas avaliações genéticas das raças zebuínas, contribuindo para o fortalecimento do banco de dados genômicos da ABCZ. O ‘Projeto Genômica’, desenvolvido pela ABCZ e Embrapa gado de corte, irá permitir a formação de uma população de referência, que é composta por animais dos quais teremos dados fenotípicos e genotípicos, montando alicerces para a seleção genômica das raças.