Português
24 DE JULHO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

Presidente da ABCZ modera painel sobre pecuária no GAF18

Presidente da ABCZ modera painel sobre pecuária no GAF18

Por Mário Sérgio Santos

A programação do Global Agribusiness Forum 2018 (GAF18) segue promovendo importantes debates para o setor, e no começo da tarde desta terça-feira (24) foi a vez de evidenciar os desafios da produção de proteína animal. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, foi o mediador do painel, que teve como tema ‘Consumo de proteína direcionando a expansão agrícola’. A discussão contou ainda com outros importantes nomes do setor, sendo eles Fernando Galleti de Queiroz, CEO da Minerva S.A.; Francisco Turra, presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Marília Rangel Campos, secretária Geral do Conselho Internacional de Avicultura; e Bernd dos Santos Mayer, consultor de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara Brasil-Alemanha.

Na abertura do painel, o presidente da ABCZ evidenciou o trabalho desenvolvido pela entidade e a importância do debate em pauta. “É um tema muito importante, em especial pela razão do crescimento populacional e da necessidade global de alimentos. Nesse cenário, o Brasil tem o maior potencial do mundo para avançar na produção de proteína vegetal e animal”, destaca.

Abrindo as palestras do painel, o CEO da Minerva S.A., Fernando Galletti de Queiroz, apresentou um panorama do mercado nacional e internacional, destacando as potencialidades da região em que o Brasil está inserido. “Não existe região no planeta com mais vocação para o agronegócio que a América do Sul”, garante ele, ressaltando as condições climáticas e as possibilidades de manejo como características positivas.

O tom otimista também marcou a apresentação do presidente Executivo da ABPA, Francisco Turra, que destacou o agronegócio como a moeda forte da economia nacional. “O país está assumindo sua grande vocação de produtor de alimentos, e isso é muito importante”, ressalta.

A relação com mercados internacionais também fez parte do painel, tendo o consultor de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara Brasil-Alemanha, Bernd dos Santos Mayer, concluído a sua apresentação com um desafio para a ampliar a relação entre os dois países. “O mercado está disponível. A questão agora é como se organizar para entrar nele”, destaca.

Por fim, a secretária Geral do Conselho Internacional de Avicultura, Marília Rangel Campos, pontuou como um dos maiores desafios do setor, o convencimento ‘dessa geração que se questiona sobre o consumo de carne’, independentemente da origem. “Hoje, por exemplo, 120 milhões de americanos não comem carne em pelo menos uma das refeições. E a preocupação não deve ser apenas nos países desenvolvidos, mas, também, nos países em desenvolvimento”, destaca ela.

GAF18. O Global Agribusiness Forum 2018 foi aberto na manhã de ontem (23), em São Paulo (SP). O evento, que reúne cerca de 3 mil pessoas incluindo lideranças e autoridades de aproximadamente 60 países, termina na noite desta terça-feira (24).

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar