Presidente da ABCZ modera painel sobre pecuária no GAF18
Por Mário Sérgio Santos
A programação do Global Agribusiness Forum 2018 (GAF18) segue promovendo importantes debates para o setor, e no começo da tarde desta terça-feira (24) foi a vez de evidenciar os desafios da produção de proteína animal. O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, foi o mediador do painel, que teve como tema ‘Consumo de proteína direcionando a expansão agrícola’. A discussão contou ainda com outros importantes nomes do setor, sendo eles Fernando Galleti de Queiroz, CEO da Minerva S.A.; Francisco Turra, presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); Marília Rangel Campos, secretária Geral do Conselho Internacional de Avicultura; e Bernd dos Santos Mayer, consultor de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara Brasil-Alemanha.
Na abertura do painel, o presidente da ABCZ evidenciou o trabalho desenvolvido pela entidade e a importância do debate em pauta. “É um tema muito importante, em especial pela razão do crescimento populacional e da necessidade global de alimentos. Nesse cenário, o Brasil tem o maior potencial do mundo para avançar na produção de proteína vegetal e animal”, destaca.
Abrindo as palestras do painel, o CEO da Minerva S.A., Fernando Galletti de Queiroz, apresentou um panorama do mercado nacional e internacional, destacando as potencialidades da região em que o Brasil está inserido. “Não existe região no planeta com mais vocação para o agronegócio que a América do Sul”, garante ele, ressaltando as condições climáticas e as possibilidades de manejo como características positivas.
O tom otimista também marcou a apresentação do presidente Executivo da ABPA, Francisco Turra, que destacou o agronegócio como a moeda forte da economia nacional. “O país está assumindo sua grande vocação de produtor de alimentos, e isso é muito importante”, ressalta.
A relação com mercados internacionais também fez parte do painel, tendo o consultor de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara Brasil-Alemanha, Bernd dos Santos Mayer, concluído a sua apresentação com um desafio para a ampliar a relação entre os dois países. “O mercado está disponível. A questão agora é como se organizar para entrar nele”, destaca.
Por fim, a secretária Geral do Conselho Internacional de Avicultura, Marília Rangel Campos, pontuou como um dos maiores desafios do setor, o convencimento ‘dessa geração que se questiona sobre o consumo de carne’, independentemente da origem. “Hoje, por exemplo, 120 milhões de americanos não comem carne em pelo menos uma das refeições. E a preocupação não deve ser apenas nos países desenvolvidos, mas, também, nos países em desenvolvimento”, destaca ela.
GAF18. O Global Agribusiness Forum 2018 foi aberto na manhã de ontem (23), em São Paulo (SP). O evento, que reúne cerca de 3 mil pessoas incluindo lideranças e autoridades de aproximadamente 60 países, termina na noite desta terça-feira (24).