Apex-Brasil: abertas inscrições para participação na China International Import Expo CIIE
(informações de Apex-Brasil)
O maior parceiro comercial do Brasil está de portas abertas para conhecer o que o mundo tem a oferecer. Por isso, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) está organizando, junto com diversos órgãos públicos e privados, a participação brasileira na maior feira de importações do país, a China Internacional Import Expo CIIE, que acontece de 5 a 10 de novembro, em Xangai. O evento tem oportunidades de negócios em diversos setores, inclusive prestação de serviços, e as inscrições para participação foram prorrogadas até o dia 11 de julho.
A feira é uma iniciativa do governo Chinês para impulsionar a abertura comercial do país, e este ano o Brasil é um dos países homenageados. São esperados 150 mil compradores circulando pelo centro de convenções nos seis dias de CIIE. O evento terá 210 mil metros quadrados organizados em oito pavilhões.
Pavilhões brasileiros
A participação brasileira na feira será organizada em cinco pavilhões: um de serviços, voltado para segmentos como economia criativa, design, turismo e serviços esportivos; dois de bens, sendo um para alimentos, bebidas e agronegócios, e outro para bens de consumo, como vestuários e acessórios; além de equipamentos médicos e produtos de saúde; e ainda um institucional do Governo Brasileiro, com espaço a ser compartilhado entre os diversos órgãos presentes para aumentar a presença institucional e fortalecer a imagem de país, além de servir como apoio para reuniões e pequenos eventos.
Neste contexto, a Apex-Brasil irá selecionar as empresas participantes em duas modalidades: empresas expositoras e empresas “vitrine”. As empresas expositoras devem ser fornecedoras de bens e serviços voltados à exportação e contribuir com o objetivo estratégico de aumentar as exportações do Brasil para a China, diversificar a pauta exportadora para o país e posicionar o Brasil como um dos principais parceiros comerciais da China.
Já as empresas chamadas “vitrine” devem ter características que reforcem um ou mais atributos brasileiros: sustentabilidade, criatividade, inovação e diversidade. A seleção das empresas “vitrine” possibilitará a construção de narrativas para a promoção da imagem do Brasil durante a CIIE. Ainda, as empresas selecionadas nesta categoria terão suas despesas de hospedagem custeadas pela Apex-Brasil e um pacote diferenciado de ações de Marketing e Comunicação.
A China tem 1,4 bilhão de habitantes, e é o maior parceiro comercial do Brasil, além de o segundo maior mercado consumidor do mundo, com estimativa de compras de US$ 10 trilhões até 2022. “Apesar de os números serem muito positivos, não podemos deixar de fazer nosso dever de casa e apresentar à China o melhor do Brasil, tanto em bens como em serviços. A nova classe média chinesa está atenta a produtos que tenham um diferencial sustentável e ambiental; um design criativo e inovador; e, claro, tecnologia. Temos plenas condições de atender bem a esse mercado e a Apex-Brasil está aqui para fazer essa facilitação”, explica o presidente da Agência, Embaixador Roberto Jaguaribe.
Inscrições
Para participar da feira é preciso manifestar interesse aqui até o dia 11 de julho. Há oportunidades para diversos perfis de empresas. A escolha dos participantes será feita pela Apex-Brasil, de acordo com critérios como: ter produtos ou serviços compatíveis com o evento; possuir website em outros idiomas; haver um representante com fluência no idioma local e/ou inglês; ter material promocional no idioma do mercado-alvo e/ou inglês; possuir embalagem e/ou rótulo traduzido para o idioma do mercado-alvo e/ou inglês; disponibilizar lista de preços do produto para o mercado local; cumprir com as exigências técnicas chinesas. Além disso, é desejável que haja um diferencial inovador no produto.
Ações preparatórias
A Agência e seus parceiros estão organizando ainda uma série de ações com o objetivo de preparar as empresas para que tenham bons resultados de negócios durante a CIIE. Em agosto haverá um seminário de sensibilização sobre o mercado chinês em São Paulo. Durante o evento, os empresários inscritos e aprovados para ir à Xangai vão conhecer casos de sucesso, e saber mais sobre como funciona o modelo de compra chinês. Além disso, na oportunidade, vão receber informações atualizadas sobre o cenário econômico da China.
Em outubro cerca de 30 compradores chineses dos setores de alimentos e bebidas, moda, equipamentos médicos, e produtos de design desembarcam em São Paulo para participar de rodadas de negócios no Brasil. No mesmo mês, haverá também mentoria para as empresas selecionadas, com direito a treinamento para pitch de vendas específico para o mercado chinês e disponibilização de informações sobre habilitação e adequação de produtos à realidade local.
E-Commerce
Além das ativações presenciais, as empresas que foram à CIIE vão participar também de uma ação virtual no Dia dos Solteiros, ou Single’s Day, que acontece no dia seguinte ao encerramento da feira. A data comemorativa surgiu em 1993, em uma universidade chinesa, e o dia escolhido, 11 de novembro (11/11), faz alusão ao numeral um, que representa uma pessoa solteira. Desde 2009, grandes empresas de comércio eletrônico fazem promoções na data, que hoje já é considerada maior que a Black Friday. No ano passado, foram movimentados US$ 17,79 bilhões em vendas em apenas 24 horas por cerca de 100 mil comerciantes.
SERVIÇO
China International Import Expo - CIIE
Data: de 5 a 10 de novembro de 2018
Local: National Exhibition and Convention Center, Xangai, China
Manifeste aqui seu interesse até 11 de julho
Condições de participação, aqui
Mais informações
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