Reunião define diretrizes para a confecção do livro sobre os 200 anos de Uberaba
Na tarde de segunda-feira (16), o auditório do Museu do Zebu foi palco de uma reunião que definiu as diretrizes para a confecção de um livro em comemoração aos 200 anos de Uberaba, a publicação que tem o título provisório de ‘Uberaba 200 anos’, pretende resgatar a história da cidade. O encontro reuniu os parceiros da produção do livro que conta inicialmente com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro como preponente, o Museu do Zebu como coparceiro e o Arquivo Municipal que ficou encarregado do conteúdo do livro. Também participaram do encontro representantes da Prefeitura Municipal de Uberaba, historiadores e jornalistas.
O conteúdo da narrativa abordará as transformações históricas, políticas, sociais, culturais e econômicas pelas quais a cidade e a sociedade passaram desde a sua fundação em 1.820. A produção de conteúdo envolverá quinze pessoas de áreas distintas, cada especialista escreverá cinco laudas sobre o tema. Entre as atividades futuras está o contato com entidades de ensino para convidar alunos para participaram como coautores e coparceiros do livro. O livro será uma homenagem e um presente a cidade por seu aniversário, a meta é que a publicação esteja pronta até setembro de 2019 e lançada no início de 2020.
“Parece que é muito tempo, mas não é dada a história de Uberaba. Mas que a produção do livro, queremos dialogar com a comunidade para recuperar parte do seu brilho que está perdido. É uma cidade que está árida, sem verde e que destruiu muito o seu patrimônio histórico, mas sempre tem soluções. Tem condições de pensarmos como podemos olhar para outro lado e devolver para a Princesa do Sertão a sua coroa”, destacou Fábio de Brito Ávila, editor e produtor da editora Bela Vista Cultural.
“O livro é muito importante porque ele vai contemplar várias áreas do conhecimento para comemoramos os 200 anos de Uberaba. Temos como meta atingir o público com uma história gostosa de ler, estamos unindo forças para desenvolver um ótimo trabalho que congregue todas as áreas do conhecimento de Uberaba”, afirmou Marta Zednik de Casanova, superintendente do Arquivo Público de Uberaba.
O historiador e gerente executivo do Museu do Zebu, Thiago Riccioppo, destacou outra importante data que será comemorada no próximo ano, o centenário da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu. “Iremos comemorar 200 anos de Uberaba em 2020 e 100 anos de ABCZ em 2019. Essas datas serão trabalhadas em conjunto a partir do ano que vem. Para a comemoração dos 100 anos da ABCZ, o Museu do Zebu está preparando uma série de atividades muito especiais. Uma programação que promete estimular e valorizar a cultura e a história da pecuária brasileira. Estamos fechando os projetos em conjunto com a diretoria da ABCZ, em breve eles serão revelados!” declarou Thiago Riccioppo.