Primeira ?Feira do Pro-Genética? do Maranhão movimenta a economia e visa à melhoria dos rebanhos
A primeira ‘Feira de Touros Melhoradores do Pro-Genética’ realizada no estado do Maranhão movimentou a economia e promoveu a renovação dos rebanhos para aumentar a produtividade das fazendas. A estreia foi no município de Bacabal no interior do estado, a feira foi realizada entre os dias 20 e 24 de junho. No evento, todos os 16 reprodutores expostos foram comercializados, sendo 14 Nelore e 2 Tabapuã, a média por animal foi de R$ 6.482,00.
O criador Evandro Lima Carneiro, selecionador da Fazenda Minha Vida, localizada na cidade de Esperantinópolis (MA), viu na ‘Feira de Touros do Pró-Genética’ a oportunidade de adquirir reprodutores ideais para o melhoramento da qualidade do seu rebanho. “Eu tinha três touros cara limpa, entrei em contato com Rogério, técnico da ABCZ, e pedi indicação de tourinhos melhoradores de rebanho, ele me aconselhou a Feira de Touros do Pró-Genética’ onde tinham touros PO com certificação do PMGZ. Fui até a feira, e o Rogério me auxiliou na compra de três reprodutores da raça Nelore. Estou começando agora e quero começar da maneira mais correta possível”, afirmou.
Mas a ‘Feira de Touros do Pro-Genética’ não é somente para aqueles que estão iniciando o plantel. O criador Fabio Carneiro Arruda, pecuarista da Fazenda 2 de Outubro, situada no município maranhense de Lago da Pedra, cria gado há cerca de 17 anos, ele foi o primeiro comprador da feira. O objetivo do pecuarista é melhorar a produção, “Investi em um touro puro de origem, por ser um animal com avaliação genética e um bom padrão racial, minha expectativa é de animais precoces e uma boa habilidade materna”, destacou.
“Acredito que o caminho para o melhoramento é esse, via touros melhoradores. A demanda do estado do Maranhão é muito grande, prova disso é que tivemos uma feira em Bacabal onde foram comercializados 16 touros e se tivéssemos levado 30 touros eles teriam sido vendidos. A pecuária maranhense apesar de ter um rebanho de mais de sete milhões de cabeças, ainda utiliza o boi de boiada como reprodutor em grande parte destes rebanhos é um estado que tem muito a crescer e o Pro-Genética tem muito a contribuir”, afirma o técnico de campo da ABCZ no estado do Maranhão, Rogério Pires de Castro.
Rogério revela ainda que após a realização da ‘Feira do Pro-Genética’ de Bacabal, três sindicatos rurais do interior do estado também demonstraram interesse em realizar a feira em seus municípios. “Essa primeira feira foi o sinal que o Maranhão estava precisando do programa Pro-Genética como alavanca para a melhoria genética do plantel maranhense de bovinos e consequentemente da melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor. A nossa expectativa é que no ano que vem a demanda seja muito grande aqui no estado”, declara.
Vale destacar que a democratização da genética através da Feira de Touros Melhoradores do Pro-Genética no estado do Maranhão foi realizada graças à assinatura do convênio para implantação do Pro-Genética, firmado em junho de 2017 entre a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e governo do Estado. O evento teve a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAGRIMA, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão AGERP-MA e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão e AGED - MA.
“O Pró-Genética é um programa democrático, de inclusão social, pois ajuda a economia rural e incentiva a o produtor a investir e ficar no campo. Parabenizo a todos os envolvidos pelo excelente resultado da primeira Feira de Touros do Pró-Genética de Bacabal. Valeu todo o trabalho, esforço e dedicação que tivemos para a assinatura do convênio entre a ABCZ e o estado do Maranhão”, ressaltou o diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior, que é responsável pelo Pró-Genética.