Português
14 DE JUNHO DE 2018. POR FAEZA REZENDE

Sindi perde um dos maiores criadores de do país

Sindi perde um dos maiores criadores de  do país

Faleceu na madrugada de hoje um dos maiores ícones da pecuária nordestina e nacional: Pompeu Gouveia Borba. O criador tinha 85 anos e desde a década de 80 se dedicava à seleção de Sindi na Paraíba.

"Sr. Pompeu foi um dos pioneiros na criação no nordeste. Era um criador e selecionador na essência. Sempre fez uma seleção muito focada na funcionalidade, mantendo a rusticidade do gado. Como pessoa, também era muito especial. Sempre muito educado e cuidadoso com as pessoas a sua volta, característica que passou para os filhos", comenta Ronaldo Bichuette, vice-presidente da ABCZ e presidente da ABCSindi, lembrando ainda que, em 2017, a ABCZ reconheceu o trabalho desenvolvido por ele, através do Mérito ABCZ.

Pompeu Gouveia Borba começou a trabalhar aos 15 anos de idade com o cultivo de cana de açúcar no Engenho Oriente, propriedade dos pais, José e Luiza Gouveia Borba.  A relação com o Sindi começou na década de 80, quando adquiriu nove novilhas e um touro, com o objetivo de introduzir naquela região semiárida do nordeste brasileiro, uma raça mais adaptada às condições climáticas. Com o gado Sindi marca P. conquistou 11 vezes o título de melhor criador nacional da raça, sendo um dos rebanhos mais premiado do Brasil.

Pompeu Borba era casado com dona Concita e deixa seis filhos: Alfredo, Plácido, Flávio, Lúcia, Álvaro e Sérgio Borba. A ABCZ lamenta a perda e se solidariza com a família. 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar