Português
08 DE JUNHO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

ABCZ recebe visita do Corpo de Bombeiros Militar para conscientização contra queimadas

ABCZ recebe visita do Corpo de Bombeiros Militar para conscientização contra queimadas

Na tarde de quarta-feira (06), a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, recebeu a visita do comandante do batalhão do Corpo de Bombeiros em Uberaba, Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza e do Capitão Josias Soares de Freitas Junior. Eles foram recebidos pelo gerente comercial da entidade, João Gilberto Bento, pelo gerente do Parque Fernando Costa, Franco Giovani Rocha de Oliveira e pela analista de Marketing da ABCZ Andréia Azeredo.

A visita faz parte da divulgação da campanha de prevenção contra queimadas realizada anualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar. Na oportunidade são realizadas ações de conscientização que vão desde as crianças, com palestras em escolas, encontros com os pequenos e grandes produtores que precisam saber como controlar as queimadas nas lavouras, treinamentos gratuitos para a comunidade e funcionários das fazendas sobre prevenção e noções de combate aos princípios de incêndios.  “A massificação das informações é muito importante porque 99,1% dos incêndios tem origem de ação humana, é importante focar que o decisivo é a mudança de comportamento das pessoas. Muita gente ateia fogo por descuido e há ainda aqueles que o fazem de forma intencional. De qualquer maneira é importante mudar o comportamento. Queremos envolver toda a sociedade para fomentar a percepção que se não houver uma mudança de consciência em atear fogo, de nada vai adiantar seguir gastando um valor enorme no combate as chamas. É muito importante as pessoas perceberem que quando elas ateiam fogo, elas estão causando um gasto enorme que poderia estar sendo direcionadas as áreas como saúde e educação. O investimento em prevenção é 8 vezes menor que os gastos e prejuízos com os incêndios”, explicou o Tenente-Coronel Anderson Passos de Souza.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, o maior índice de registro de incêndios em Minas Gerais, ocorre entre os meses de julho e setembro. Os responsáveis por colocar fogo em propriedades podem responder por crime ambiental, conforme explica o Comandante. “É um crime ambiental com pena prevista de seis meses a dois anos”, afirmou.

O gerente comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, sinalizou a entidade como parceira nestas ações. “A ABCZ está de portas abertas para esta campanha”, finalizou.

 

 

Como evitar queimadas?

  • Não queime o lixo e faça o descarte no lugar certo
  • Não jogue cigarro próximo à vegetação
  • Não faça fogueira em áreas verdes
  • Não solte balões
  • Procure outros métodos para limpeza de terreno e renovação de pastagem.

 

Em caso de incêndio, é importante que um rápido combate seja feito se a pessoa possuir capacitação, além de acionar os bombeiros através do telefone 193.

 

Quais as principais consequências das queimadas?

  • Emissões de gases tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde humana
  • Problemas de saúde como infecções do sistema respiratório e desordens cardiovasculares
  • Efeitos psicológicos e custos econômicos
  • Redução da produtividade

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar