?2ª PGP a pasto Amigos do Nelore? termina com 32 animais participantes
Após 10 meses de prova nos pastos da Fazenda Experimental Sertãozinho, em Patos de Minas (MG), terminou na última sexta-feira (1º), a ‘2ª PGP a pasto Amigos do Nelore’. Dessa vez, 32 garrotes concluíram a prova, sendo a maioria classificada como Elite ou Superior.
A PGP, que foi realizada em parceria entre ABCZ, Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Governo de Minas, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), DSM Tortuga e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- MG), reuniu animais de cerca de 20 criadores de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
“Tivemos uma boa prova, porque tivemos bons animais, que já são resultado de um investimento em melhoramento genético que esses criadores desenvolvem há um tempo. Deixo aqui meus votos de parabéns a todos eles, já os convidando para nossas próximas edições, que, sem dúvida, também serão um sucesso!”, destaca Fabiano Mendonça, diretor da ABCZ e vice-presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas.
A qualidade dos animais também é destacada pelo gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, que acompanhou a pesagem final dos participantes. “Podemos perceber que os melhores animais, além de serem bons ganhadores de peso a pasto, possuem boa carcaça frigorífica, são precoces sexualmente e bem caracterizados racialmente. Todas essas características mensuradas na prova, e que fazem parte do índice final da PGP, são de alta herdabilidade. Dessa forma, podemos ter certeza que elas serão transmitidas aos filhos, complementando os objetivos de melhoramento genético”, ressalta.
Fraga ressalta ainda algumas características dos animais classificados como Superiores e Elite. “O ganho de peso foi de 169,87kg em 224 dias, com média de 758 gramas por dia. Se tivéssemos este ganho durante um ano inteiro, alcançaríamos 276kg ou 9,2 arrobas por ano. Isto mostra a importância de estarmos sempre avaliando e identificando os animais superiores, estimulando o uso destes como reprodutores e como doadores de material genético, através de sêmen distribuído pelas Centrais de inseminação artificial”, diz ele, ressaltando ainda que este grupo diferenciado terminou a PGP com 566 dias de idade, apresentando o Perímetro Escrotal de 32 cm, Área de Olho de Lombo de 61,9 cm, e Espessura de Gordura na 13ª costela de 2,12 mm.
E é justamente o melhoramento genético promovido por esses animais, que o presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges, destaca como principal vantagem do evento. “O resultado irá trazer incentivo aos criadores de corte, melhorando sempre a genética de seus rebanhos. Resumindo, essa é uma prova de sucesso garantido, que deu muito certo!”, afirma ele.
O gerente de Campo Experimental da Epamig, Dimas da Silva, também ressalta os benefícios da prova, não só pelo melhoramento genético que ela ajuda a promover no rebanho da região, mas por todas as possibilidades que traz. “Para a Epamig é muito importante participar de uma atividade assim, já que essa modalidade de avaliação também oferece muitas possibilidades de pesquisa”, destaca ele.
Campeão. Na ‘2ª PGP a pasto Amigos do Nelore’ o campeão da prova foi o animal 2659/16 Cachoeira da 2C, de 19 meses, da criadora Beatriz Garcia Cid e Filhos, o filho da selecionadora e diretor da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, destacou a importância desse tipo de avaliação. “Essa modalidade de prova, para mim, é uma das principais avaliações de desenvolvimento ponderal, onde você tem indivíduos de vários criatórios nas mesmas condições de regime alimentar. Outro ponto importante que eu destaco, é que no mesmo período em que foi divulgada a classificação da PGP, também em Patos de Minas, foram realizados julgamentos de animais, como parte da programação da Fenamilho. A mãe desse garrote que venceu a prova é irmã própria da mãe da Grande Campeã dos julgamentos, que estava em um manejo de exposição”, comemora.
Ranking
Confira abaixo os cinco melhores animais classificados na ‘2ª PGP a pasto Amigos do Nelore’:
1º lugar
Animal: 2659/16 Cachoeira da 2C
Idade: 19 meses
Ganho de Peso: 190 kg
Criador: Beatriz Garcia Cid e Filhos
2º lugar
Animal: Caborteiro
Idade: 18 meses
Ganho de Peso: 186 kg
Criador: Paulo Kober
3º lugar
Animal: Herdeiro CP Abaete
Idade: 18 meses
Ganho de Peso: 200 kg
Criador: Cilas Pacheco
4º lugar
Animal: Bônus da BBR
Idade: 16 meses
Ganho de Peso: 176 kg
Criador: Breno Bolognesi Remédio
5º lugar
Animal: Hijos Al Safira
Idade: 19 meses
Ganho de Peso: 171 kg
Criador: Antônio Lacerda Filho
Próxima edição
A ‘3ª PGP a pasto Amigos do Nelore’ já está chegando, e dessa vez para animais nascidos entre 01/10/17 a 30/12/17. A previsão é de que a avaliação comece no final de julho desse ano, tendo duração de 10 meses. Confira o calendário completo:
3ª PGP a pasto Amigos do Nelore
Pesagem entrada
31/07/18
Pesagem inicial
09/10/18
Pesagem intermediária (56 dias)
04/12/18
Pesagem intermediária (112 dias)
29/01/19
Pesagem intermediária (168 dias)
26/03/18
Pesagem final
21/05/19
Mais informações na ABCZ, pelo telefone (34) 3319-3962, ou Sindicato Rural de Patos de Minas (34) 3818-2800.