Português
24 DE MAIO DE 2018. POR MÁRIO SÉRGIO SANTOS

ABCZ e Bolívia debatem erradicação da Aftosa em sessão da OIE

ABCZ e Bolívia debatem erradicação da Aftosa em sessão da OIE

A 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) continua rendendo bons debates para o setor, principalmente no que diz respeito a certificação do Brasil como país livre de Febre Aftosa com vacinação. Durante o encontro, que reúne diversas autoridades e lideranças mundiais do setor, a conversa entre países que fazem fronteira com o Brasil também tem evoluído. Entre eles a Bolívia, que possui cerca de três mil quilômetros de divisa seca com o nosso país, conta com rebanho de cerca de nove milhões de cabeça, e já está em fase de retirada da vacinação contra a Febre Aftosa.

“A busca de entendimento envolvendo setores públicos e privados entre os dois países será fundamental para manter esta vasta região dominada pelas raças zebuínas sem ocorrências de focos de Febre Aftosa. É nesse tom que nossa conversa tem evoluído”, ressalta Ana Cláudia Mendes Souza, diretora de Relações Internacionais da ABCZ, uma das representantes da entidade na sessão da OIE.

O criador Boliviano Oswaldo Monastério, que também participa do encontro, destaca ainda a importância do intercâmbio técnico para a garantia de um status sanitário seguro para todos os países vizinhos. “A transparência nas informações e os recursos necessários para alcançar estratégias comuns propiciarão maior segurança no campo epidemiológico, bem como maior incremento do potencial econômico entre os produtores”, destaca.

Também participa das conversas entre os dois países, o coordenador técnico de Saúde Animal da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Décio Coutinho. A programação da 86ª Sessão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) segue ao longo da semana, e a previsão é de que o certificado sanitário que oficializa o Brasil como país livre de Aftosa com vacinação seja entregue amanhã (24), ao Ministro Blairo Maggi.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar