Português
16 DE MAIO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Reunião discute as diretrizes da Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas

Reunião discute as diretrizes da Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas

Na última quinta-feira (10), os representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte se reuniram na sede da ABCZ. No encontro, foram discutidas as diretrizes das avaliações genéticas genômicas das raças zebuínas, que serão realizadas em conjunto pelas duas entidades.

Vale destacar que, o trabalho conjunto das entidades objetiva a produção de avaliações genéticas genômicas unificadas. Porém, o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos – PMGZ e o Programa Geneplus-Embrapa continuam integralmente independentes.  “Trata-se de uma iniciativa extremamente importante para a pecuária de corte nacional, pois os rebanhos fornecedores e os usuários de genética terão em mãos informações genéticas abrangentes e representativas com potencial de tomada de decisão em busca do aumento da produtividade das fazendas. A ABCZ e a Embrapa são entidades cujas agendas se convergem no sentido de promover a melhora da qualidade dos produtos de origem animal e da sustentabilidade ambiental, econômica e social envolvendo toda a cadeia de produção pecuária”, destaca Henrique Torres Ventura, Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

De acordo com o plano de trabalho, os estudos dos dados fenotípicos serão iniciados na próxima semana e no mês de junho serão trabalhados os dados genômicos. A primeira etapa do trabalho será concluída em agosto, durante a ExpoGenética, com a publicação do Sumário de Touros das Raças Zebuínas, através do qual serão publicadas as informações genéticas produzidas pela parceria ABCZ/Embrapa Gado de Corte.

Além do Sumário de Touros, os Programas PMGZ e Geneplus publicarão, de forma independente, por mídia eletrônica, os resultados das avaliações genéticas unificadas.

A reunião contou com as participações do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, do superintendente geral Jairo Machado Borges Furtado, do superintendente técnico, Luiz Antônio Josahkian, do superintendente técnico-adjunto de melhoramento genético, Henrique Torres Ventura, do consultor do PMGZ Corte, Fabyano Fonseca e Silva, dos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Luiz Otávio Campos da Silva, Gilberto Romeiro e Roberto de Almeida Torres Júnior e do pesquisador do Geneplus Paulo Roberto Costa Nobre.

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar