Português
05 DE MAIO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas Leiteiras é lançado durante a ExpoZebu.

Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas Leiteiras é lançado durante a ExpoZebu.

Na manhã de ontem (04), o Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas lançou a 16ª edição do Sumário de Touros das Raças Zebuínas Leiteiras Gir, Gir Mocha e Sindi. A súmula lançada anualmente permite ao criador e selecionador identificar, através da PTA (habilidades provável de transmissão), os touros mais adequados ao seu rebanho. A apresentação foi feita pelo Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.

A grande novidade desta edição são as características genéticas dos indivíduos demonstradas em gráficos, facilitando assim, a análise e a interpretação do conjunto de dados. “Pela primeira vez foi utilizada o conceito de decas na avaliação das raças zebuínas leiteiras. Mais importante que saber a classificação dos animais é poder alocar os indivíduos em categorias genéticas para tomar a decisão correta na seleção e nos acasalamentos”, destacou o Superintendente Técnico-Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Torres Ventura.

As características com estimativas genéticas na forma de PTA foram: produção de leite acumulada até aos 305 dias de lactação (P305), percentual de gordura no leite (Gordura %), percentual de proteína no leite (Proteína %), pico de lactação e persistência de lactação, além das características morfológicas, incluídas no Sistema Linear de Avaliação.

Nas das raças Gir e Gir Mocha, foram consideradas 50.812 lactações consistentes oriundas de 32.456 matrizes, sendo que 11.761 lactações continham informações de porcentagem de gordura e 4.144 de porcentagem de proteína do leite. No arquivo gerado, após as consistências, as matrizes estavam distribuídas em 668 rebanhos.

Já para a raça Sindi, foram consideradas 837 lactações, consistentes oriundas de 574 matrizes, no arquivo gerado, após as consistências, as matrizes estavam distribuídas em 17 rebanhos. A matriz de parentesco utilizada nas análises incluiu 22.134 animais, na qual foram inseridos animais com lactação, animais jovens e ancestrais até a quarta geração.

 

As avaliações do Sumário Nacional de Touros das Raças Zebuínas Leiteiras já estão disponíveis para consulta no site através do link: https://www.abczstat.com.br/Siag/avaliacao/avaliacaoGenetica?SessID=visitante@0

 

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar