Protocolo para implantação do Pró-Genética na Bolívia é assinado durante reunião da Ficebu
A Federação Internacional dos Criadores de Zebu (Ficebu) realizou na manhã de hoje (04), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), mais uma reunião da entidade. O encontro, que contou com a presença de representantes de cerca de dez países, foi marcado pela valorização e interesse mundial pela genética zebuína brasileira. A primeira parte da reunião foi destinada a assinatura de protocolos sanitários para a exportação de material genético e animais vivos do Brasil, e a realização de adequações em convênios já firmados com alguns países. Na lista estão Equador, Guatemala, Quênia, Malásia, Tailândia e Colômbia.
“Esse é o resultado de uma semana extremamente proveitosa que tivemos aqui na ExpoZebu, com essa rodada de negociação de protocolos sanitários. Tivemos a oportunidade de levar esses oficiais estrangeiros para conhecerem na prática o trabalho efetuado pelo serviço veterinário brasileiro e os produtores rurais daqui. Superou todas as nossas expectativas, já que além dos protocolos assinados, conseguimos adiantar muitos outros processos”, destaca Judi Maria da Nóbrega, coordenadora do Departamento de Saúde Animal do MAPA.
Um dos programas de maior sucesso da ABCZ também, a partir de agora, será internacionalmente compartilhado. Um protocolo de intenções com Asocebu Bolívia foi assinado, durante a reunião, para que o Pró-Genética também seja implantado naquele país.
“Nós estivemos lá ano passado, quando plantamos essa semente, e agora assinamos o protocolo. É um benefício para os pequenos produtores bolivianos, já que o Pró-Genética é um programa democrático, que agora está atravessando as fronteiras”, ressalta Rivaldo Machado Borges Júnior, diretor da ABCZ que assinou o documento.
A reunião abriu espaço ainda para que a Fazu e a Universidade de Uberaba (Uniube) firmassem convênios para intercâmbio cultural e tecnológico, com produtores rurais e associações de criadores de diversos países.
Novo presidente. A reunião da Ficebu durante a 84ª ExpoZebu também foi marcada pelo anúncio da nova diretoria da entidade, que traz Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges como o presidente da Federação no biênio 2018-2020. O pecuarista, que é presidente da ABCZ desde 2016, assume o cargo que até então era ocupado por Érwin Rek.
Ainda na cerimônia a ABCZ recebeu uma homenageada da Asocebu Bolívia, em reconhecimento pelos 80 anos de delegação do Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas, e pelos serviços prestados em prol da pecuária e melhoramento genético das raças. Uma placa foi entregue pelo presidente da entidade, Mário Anglarill.