Português
02 DE MAIO DE 2018. POR THAIS CRISTINA FERREIRA

Fórum internacional retrata a história do Zebu

Fórum internacional retrata a história do Zebu

Na tarde de hoje (2), os estudantes da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro participaram de uma viagem pelo Serviço de Registro Genealógico das Raças Zebuínas durante o 3° Fórum Internacional do Museu do Zebu, intitulado 'Zebu: do Registro ao Genoma’. O evento faz parte da programação oficial da 84ª ExpoZebu e foi realizado no salão Newton Camargo Araujo, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Durante o encontro, foi enfatizado o papel importante dos primeiros grandes promotores de Uberaba como um centro de fornecimento de gado Zebu e os fenômenos econômicos e sociais inspirados pelas raças zebuínas. O evento abordou ainda as origens do Programa de Melhoramento Genético, que atinge o seu ápice nos dias de hoje, na aplicação da seleção genômica.

O fórum foi estruturado em dois grupos, no primeiro momento foi discutida a parte histórica, a mesa redonda intitulada 'Zebu - Como tudo começou', teve como palestrante o superintendente geral da ABCZ, de Jairo Machado Borges Furtado, como moderador o superintendente técnico da Associação, Luiz Antônio Josahkian, e as participações de Fábio de Brito Ávila, editor e produtor da editora Bela Vista Cultural e Thiago Riccioppo, historiador e gerente executivo do Museu do Zebu.  “Nasci em Uberaba e cresci na zona rural de São Paulo, sempre tive contato direto com o universo bovino através dos ensinamentos, risadas e inovações de um dos reis do gado, Ovídio Miranda Brito. Muitos anos após, me encontro na ABCZ, na 84ª ExpoZebu, onde presencio e confirmo o enorme esforço que profissionais da área buscam  ao disponibilizar aos jovens aspectos relativos, por exemplo, a genômica e a evolução da qualidade da carne e do leite e respeito à ética nos estudos destinados à evolução das raças zebuínas no Brasil. Os eventos promovidos para sensibilizar os jovens, crianças e adolescentes contribuem para a conscientização sobre a importância extrema de uma entidade que leva o Brasil à sério. E o futuro está nas mãos, olhos e cérebros dos jovens”, ressaltou Fábio Ávila.

A segunda parte do fórum constituiu-se de mesas redondas com palestras de temas técnicos como ‘As Raças Zebuínas’, conferenciado pelo gerente de melhoramento genético do Pró-Genética, Lauro Fraga, ‘O Registro Genealógico’, que teve como palestrante a superintendente adjunta de genealogia Gleida Marques, ‘O PMGZ’, ilustrado pelo  superintendente adjunto de melhoramento genético Henrique Torres Ventura, o  superintendente técnico da Associação, Luiz Antônio Josahkian e finalizado com ‘ABCZ – Aplicação da Seleção Genômica’, que teve como palestrante o superintendente geral da ABCZ, de Jairo Machado Borges Furtado, como moderador o superintendente técnico da Associação, Luiz Antônio Josahkian, e as participações da superintendente adjunta de genealogia Gleida Marques, do gerente geral da ASOCEBU Fernando Baldomar, do superintendente adjunto de melhoramento genético Henrique Torres Ventura e do gerente de melhoramento genético do Pró-Genética, Lauro Fraga.

Os universitários também tiveram a chance de participar de um debate com os palestrantes. O estudante do terceiro ano de zootecnia da Fazu, Luís Eduardo Mendonça de Almeida, acompanhou tudo com olhos e ouvidos atentos. “Acho bem interessante e importante ter este tipo de palestra, porque a maioria dos jovens só sabe como é o gado Zebu hoje. Geralmente não sabem o qual trabalhoso foi à trajetória e todo o trabalho que os primeiros importadores tiveram para trazer um gado que até então não existia no Brasil, e depois o trabalho desenvolvido com o melhoramento genético até chegar ao Zebu que temos hoje. Também é muito importante acompanhar as mudanças que ocorrem nos métodos de avaliação e melhoramento genético como o professor  Josahkian comentou, tudo começou com a avaliação visual e análises fenotípicas e hoje já falamos em seleção genômica. Vejo que a ABCZ tenta agrupar todos os casos, tanto os pequenos pecuaristas, quanto aos que já fazem seleção genômica. É importante agregar todo mundo e fazer com que todos cresçam juntos, creio que essa é a chave do sucesso da ABCZ”, destacou Luís Eduardo.  

Também acompanharam o evento, a diretora de Relações Internacionais da ABCZ, Ana Cláudia Mendes Souza, a presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu, Dionir Dias de Oliveira Andrade, a gerente do portal Zebu.org, Aryanna Sangiovani e o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

 

ExpoZebu 2018. A ExpoZebu 2018 acontece entre os dias 28 de abril e 6 de maio em Uberaba (MG). A programação completa você encontra em:  www.teencontrola.com.br/Home/Programacao



A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar